Ministra assume presidência...
Ao assumir a presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na noite desta quarta-feira (18), a ministra Cármen Lúcia apresentou um vídeo, produzido por ela, em que pediu aos brasileiros: "acredite em você, vote no Brasil, vote limpo".
Em seu discurso, ela reconheceu a morosidade da Justiça, fez referência à Lei da Ficha Limpa e afirmou que "não há eleições seguras e honestas sem a ação livre e vigilante da imprensa".
Sua posse estava repleta de autoridades. Estiveram presentes a presidente da República, Dilma Rousseff, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia e a senadora Marta Suplicy (PT-SP), representando o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que está de licença médica.
Também compareceram todos os seus colegas do Supremo Tribunal Federal.
Em seu rápido discurso, Cármen Lúcia afirmou que a lentidão da Justiça não é culpa dos juízes, mas não deixa de ser uma responsabilidade. "Quando a Justiça tarda, falha. E quando isso ocorre todo o país sofre", afirmou.
Sobre os meios de comunicação, a minsitra afirmou que são parceiros "na concretização da Justiça". Em relação à Ficha Limpa, ela lembrou que, sob seu mandato, acontecerão as primeiras eleições em que a lei será válida. Mesmo assim, ela afirmou: "Nenhuma lei do mundo substitui a honestidade, a responsabilidade e o comprometimento do cidadão".
LEWANDOWSKI
Seu antecessor, o ministro Ricardo Lewandowski também anunciou na noite desta quarta-feira que, além de deixar a presidência também deixará o tribunal. Seu mandato iria até 2013.
Apesar de não citar o processo do mensalão, do qual é revisor, o motivo de sua renúncia é exatamente liberar o caso para julgamento.
"Adeus ou até breve aos fiéis companheiros dessa jornada. Pois é chegada a hora enfrentarmos os novos desafios que o futuro nos reserva", disse o ministro.