Ministério Público orienta...
A orientação do Ministério Público Estadual (MPE) para os promotores nas comarcas é que eles recomendem aos prefeitos, principalmente, o que decretaram estado de emergência, a não gastarem recursos públicos com prévias e carnaval.
Por conta da situação precária dos municípios, alguns prefeitos estudam cancelar as festas. Eles alegam que a situação de emergência impede gastos em festas, mas nenhuma ainda anunciou publicamente o cancelamento do carnaval.
O MPE expediu orientação para os promotores recomendarem aos gestores que não é possível fazer investimentos em festas no momento. A iniciativa já foi feita em Teresina com a recomendação que a promotora Leida Diniz (foto acima) encaminhou a Fundação Municipal Monsenhor Chaves, responsável pela organização do evento no município.
Alguns prefeitos alegam que existem verbas que podem ser destinadas para as festividades que são tradicionais em todo o país. Muitas destas verbas são oriundas do Ministério do Turismo, que cobre grande parte das despesas.