Publicada em 14 de Dezembro de 2012 �s 08h55
Durante visita do governador Wilson Martins ao secretário nacional de Recursos Hídricos do Ministério do Planejamento, Francisco José Teixeira, na tarde dessa quinta-feira (13), em Brasília, o secretário sinalizou positivamente quanto ao financiamento de parte do projeto de interligação das bacias do Rios São Francisco e Parnaíba.
Segundo o governador, o projeto visa trazer água da barragem de Sobradinho (Bahia), atravessando a serra de Dois Irmãos, chegando ao rio São Lourenço e a barragem Petrônio Portela, em São Raimundo Nonato. Assim, também serão interligadas as barragens de São João do Piauí, Conceição do Canindé e outas grandes barragens como a de Poço de Marruá, Piaus e Bocaina.
“Ou seja, daremos uma condição de oferta hídrica não só para curto prazo, mas para médio e longo prazo na região do Semiárido”, enfatiza Martins. Na oportunidade, o governador também aproveitou para solicitar a viabilização dos empenhos das obras que foram autorizadas a serem incluídas no PAC Contenção de Cheias.
Governador quer levar água para o povoado Angico dos Dias
Além do projeto de interligação das bacias, Wilson Martins também debateu a possibilidade de construir mais 22 quilômetros de encanamento para que a água possa chegar ao povoado Angico dos Dias, localizado nas proximidades do município de Caracol. É válido ressaltar que nessa região existe uma base importante de uma grande indústria de fertilizantes, a Galvani.
“Esse projeto vai fortalecer os negócios naquela região, além de levar água para aquela comunidade. Não sei se vai ser possível, mas o secretário acatou a nossa ideia. Temos que fazer o redimensionamento da distribuição dos canos que vão fazer a adução para que seja possível levar mais 22 km até o povoado”, explica o governador, ao comentar que a reunião foi bastante produtiva e que foram dados os encaminhamentos para a viabilização dos três projetos apresentados pelo Governo do Piauí.