Publicada em 29 de Maio de 2016 �s 11h41
O município de Campo Maior recebeu a 5° edição do Programa Olhar Bem. A atividade é realizada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). O programa oferta consultas, exames e cirurgias na área de oftalmologia de forma gratuita e itinerante. O objetivo do programa é diminuir as filas dos pacientes que esperam por cirurgia de catarata através do Sistema Único de Saúde (SUS), fazendo com que a população tenha um atendimento de qualidade e uma melhor qualidade de vida.
A qualidade dos serviços foi comprovada pela aposentada Francisca Maria da Conceição que viu no mutirão a oportunidade e a esperança de realizar as atividades de casa. “Agora, graças ao meu Jesus, fiz a cirurgia e vou voltar a enxergar. Vou fazer tudo o que eu não fazia como as coisas de casa: varrer, lavar louça, passar o pano, vou fazer tudo”, disse.
Para a coordenadora do Programa Olhar Bem, Karina Queiroz, devolver a visão para essas pessoas é uma ação gratificante. “É uma emoção muito grande, porque muitos pacientes estão totalmente cegos e logo no primeiro dia, no primeiro momento em que eles saem da cirurgia, eles já saem enxergando. A gente tem, inclusive, experiências de pacientes que saem do centro cirúrgico bem emocionados, chorando. Devolver a visão a essas pessoas é algo bem gratificante”, declarou.
Em Campo Maior, a equipe do Programa Olhar Bem realizou cerca de 2.000 procedimentos cirúrgicos dentre consultas exames e cirurgias. O próximo município a ser beneficiado pela ação será Piripiri.