Publicada em 03 de Outubro de 2015 �s 18h23
O Governador Wellington Dias participou, na manhã deste sábado (3), da 10ª edição Caminhada do Outubro Rosa, promovida pela Fundação Maria Carvalho Santos, ao lado de milhares de pessoas, reunidas em prol de chamar a atenção pra a necessidade da atenção à saúde da mulher, especialmente a prevenção diagnóstico e tratamento do câncer de mama. O percurso iniciou-se no adro da igreja de São Benedito, Centro de Teresina e passou pela avenida Frei Serafim em direção à sede da entidade, no bairro Ilhotas, Zona Sul de Teresina.
Um grande laço humano foi formado na rua Goiás, simbolizando o movimento.
O governador parabenizou a realização do evento e disse que essa conscientização é extremamente necessária para ajudar a salvar vidas. "Temos que incentivar o autoexame que ajuda no diagnóstico precoce para que essas mulheres possa realizar o tratamento o quanto antes. Além disso, o Piaui tem investido no Programa Amigos do Peito no qual um caminhão percorre o interior do Estado dando a possibilidade da mulher fazer exames de mama no seu próprio município. Estamos também trabalhando um projeto de expansão dos serviços de oncologia para as cidades do interior, descentralizando de Teresina, pra possibilitar que estes pacientes possam se tratar no seu município", explica.
Em 2014, o Piauí registrou 152 óbitos por neoplasia maligna e a estimativa é que 520 novos casos sejam contabilizados nos anos de 2014 e 2015.
A secretária de Educação Rejane Dias, a vice-governadora Margarethe Coelho e a senadora Regina Souza também estiveram na caminhada apoiando a causa.
No evento, foram distribuídos materiais informativos sobre câncer de mama e orientações às mulheres, sobretudo àquelas com mais de 40 anos, que devem passar por uma mamografia anualmente, além de possibilitar 800 exames aos participantes.
Números Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o ano de 2015, a estimativa é que mais de 57 mil novos casos de câncer de mama sejam descobertos no Brasil, o que corresponde a 156 casos novos a cada dia. Programa Amigos do Peito O Programa amigos do peito é voltado prioritariamente às mulheres entre 50 a 69 anos de idade e visa atender mais de duas mil piauienses em 2015. Equipada com dois equipamentos de mamógrafo e um de ultrassom, ofertando os serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cada carreta tem capacidade de realizar 40 procedimentos de mamografia por dia.