O metrô de Teresina voltou a funcionar normalmente nesta segunda-feira (16), cinco dias após o grave acidente com um trem de carga que deixou dois mortos e uma pessoa ferida. O meio de transporte que carrega uma média de 7 mil passageiros por dia na capital estava sem circular desde a quarta-feira (11).
De acordo com o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CTPM), Antônio Sobral, o transporte está funcionando normalmente, sem nenhum tipo de restrição. O vagão envolvido no acidente foi recolhido para realização de perícia e outro compartimento foi colocado em circulação.
"O trem comprometido no acidente na semana passada está recolhido para as devidas perícias e serviços de manutenção e hoje nós colocamos outro trem para que a operação fosse restabelecida e atendesse a população de Teresina", falou Sobral.
Os trilhos da linha férrea no local onde aconteceu a colisão também passaram por reparos, para permitir que o meio de transporte voltasse a funcionar nesta segunda-feira. As causas do acidente continuam sendo investigadas e tanto equipes da CMTP quanto da Transnordestina, responsável pelo trem de carga, estão envolvidos na investigação.
A previsão é de que no máximo 30 dias as investigações sejam concluídas. Um dia após o acidente, a Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), em nota para o G1, afirmou que a CMTP teria descumprido um procedimento operacional e provocado o acidente entre o metrô e o trem de carga.