Publicada em 16 de Agosto de 2013 �s 10h53
Moderno, dinâmico, além de contemplar um maior número de pessoas com transporte de qualidade, em menor tempo e preço. São essas as consequências que serão sentidas pelo teresinense quando da conclusão do projeto de revitalização do metrô de Teresina, que está previsto para iniciar nos próximos dias for concluído. O Plano de Mobilidade Cidade de Teresina - Rede Sobre Trilhos, desenvolvido pelo Governo do Estado, estima que a realização de reformas e aumento da extensão das linhas férreas consiga atender um total de 48 mil passageiros por dia.
Com apenas uma linha em funcionamento, o metrô de Teresina atende atualmente a população que reside nas proximidades das estações Alberto Silva (Centro), Matinha, Frei Serafim, Ilhotas, Renascença, Parque Ideal, Dirceu e Itararé. No novo projeto, a construção de uma nova linha está prevista, duplicando a quantidade de pessoas atendidas. O investimento está avaliado em mais de R$1,7 bilhão, inclusos no programa PAC Mobilidade.
Pelo projeto de mobilidade urbana, o Governo do Estado vai modernizar completamente o sistema, com o objetivo de atingir e atrair os moradores da região mais populosa de Teresina. Para tanto, será realizada toda a reestruturação da malha já existente. Na primeira etapa, com duração de 12 meses, o projeto prevê a remodelação completa de 13,8 quilômetros de trilhos com obras de nivelamento, ajustes geométricos, terraplanagem, drenagem e tratamento dos taludes.
Para o governador Wilson Martins, a reestruturação do sistema metroviário vai mudar o transporte da capital, atingindo a população em geral. Com qualidade e eficiência, o sistema torna-se um grande atrativo para a população. “Com a recuperação e a modernização da linha já existente, o trajeto será de, no máximo, 15 minutos. O usuário terá qualidade, rapidez e conforto, com um transporte de menor custo”, explicou.
A revitalização do metrô e outras obras do Governo do Estado na capital, tais como a construção do Rodoanel, uma terceira ponte na Frei Serafim, duplicação das BRs 343 e 316, entre outras ações irão resolver problemas históricos como diminuir o fluxo de veículos nas principais avenidas de Teresina. “O transporte público é a melhor solução para resolver os problemas de trânsito em Teresina. Queremos investir nisso, dar aos moradores da nossa capital total condição de tráfego. Sei que isso é um desafio no mundo todo, pois investir nessa finalidade é o caminho mais viável e de maior retorno para a população”, disse.
Projeto englobará todo o sistema metroviário da capital
De acordo com o engenheiro da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), Antonio Sobral, esta etapa é importante porque trata da reestruturação de uma malha antiga, que passou por pequenas intervenções. Agora a remodelação englobará todo o sistema. “A primeira etapa terá a recuperação de pontilhões e remoção de todas as interferências, além da adequação das passagens de nível”, relata. Duas novas estações também farão parte do sistema de metrô: a Estação da Matinha e a da Boa Esperança. Com a conclusão deste projeto, novos trens, mais modernos, com melhor acessibilidade e conforto farão o transporte da população.
A segunda etapa do programa consiste a duplicação de toda a extensão da via, a construção de uma nova ponte sobre o rio Poty, com uma passarela de segurança, além de uma via de manobras e a construção do novo Centro de Controle Operacional. Outras três estações serão construídas, sendo elas: Mafuá, Piçarra e São João. Já as estações existentes, Avenida Frei Serafim, Itararé e Ilhotas serão reformadas. Outra novidade será o projeto estrutural das novas estações, todas receberão padrão de acessibilidade e modernização comparada ao dos grandes centros; além disso, terão plataformas fechadas com cobrança desembarcada.
como ficará o metrô após a reforma.