A McAfee divulga uma pesquisa com consumidores brasileiros sobre segurança digital, intitulada “Mitos e Verdades sobre Segurança Digital e seus impactos no uso da Internet no Brasil”. A análise aponta que o conhecimento é um fator crítico para navegar com segurança pela web. A pesquisa, encomendada pela McAfee à empresa global de pesquisa de mercado TNS Research International, realizada neste mês, no formato online, entrevistou 600 adultos, homens e mulheres, na faixa etária acima dos 18 anos, nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Em relação às verdades sobre segurança digital, a maioria (88%) diz saber que as ameaças virtuais têm migrado para outros dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets. Os entrevistados (68%) também são conscientes de que podem ser infectados apenas por visitar um site e, ainda, via dispositivos como drives USB. A respeito da rede wi-fi, 61% mostram estarem cientes que os dados transmitidos através dessas redes podem ser interceptados. Quanto aos mitos, a análise aponta que 62% dos entrevistados sabem que os sites conhecidos são mais seguros. Já 64% dos entrevistados cometeram o equivoco ao afirmar que o vírus é capaz de danificar peças do computador. Entretanto, 58% afirmaram corretamente que apenas o antivírus não é adequado para combater todas as ameaças virtuais. Pela pesquisa, observa-se que apenas 34% dos entrevistados, sendo 50% homens e 19% mulheres, afirmaram ter conhecimentos avançados sobre tecnologia e segurança. A maioria dos entrevistados (88%) utiliza com frequência a Internet, sendo o mais frequente o envio e acesso a emails (98%). O estudo aponta também que os participantes com menor conhecimento realizam menos atividades na Internet. De acordo com Alexandre Momma, diretor de contas da TNS Research International, maior empresa de pesquisa customizada do mundo, apesar do número de acertos sobre os mitos e as verdades, a pesquisa indica uma parcela considerável dos brasileiros entrevistados que continua equivocada em relação à segurança. "O consumidor que possui mais informação utiliza melhor os recursos e, portanto, aproveita as facilidades oferecidas pela Internet. Aqueles que têm menos conhecimento sobre segurança digital acabam restringindo seu uso, realizando menos atividades; no entanto, eles podem explorar melhor as experiências online, uma vez que o conhecimento não garante segurança, pois existem outras ferramentas que podem ajudá-los", afirma o diretor da TNS. Entretanto, Sergio Oliveira, diretor da área de Consumer da McAfee, alerta aos consumidores a respeito dos riscos que podem existir em máquinas desprotegidas ou até mesmo infectadas por aplicativos perigosos, como software mal-intencionado que captura dados. "A pesquisa revela que os consumidores com conhecimento avançado apresentam maior número de atividades na Internet, porém também aponta que o percentual dos participantes que dizem ter sofrido ataque é muito similar. Isso indica que somente um maior conhecimento não representa estar mais seguro quanto às ameaças virtuais. É importante que o consumidor, independente de seu grau de conhecimento de tecnologias, adote práticas e ferramentas de segurança”, ressalta o diretor. Ameaças digitais A pesquisa avaliou quais ameaças mais preocupam o consumidor brasileiro. Para 30% dos entrevistados, o roubo de dados financeiros é a principal preocupação. Na sequência, com 19%, roubo de dados pessoais, seguido do receio do computador ser invadido por hackers, com 13%. Ainda como destaque, 12% têm receio do computador ser utilizado para cibercrimes (PC Zumbi) e 10% temem danos ao computador.A parcela de 49% dos entrevistados teve o computador danificado, 38% perderam arquivos de trabalho ou escola, 30% perderam fotos, 28% tiveram suas contas em redes sociais invadidas. Dentre os entrevistados, 16% apontaram roubos a dados financeiros, 15% sofreram com invasões em seus computadores, 13% tiveram seus dados pessoais divulgados de maneira indevida na Internet e apenas 6% disseram que o computado já foi atacado por criminosos cibernéticos (PC Zumbi). Diante desse cenário, a McAfee recomenda que os consumidores brasileiros utilizem um software de segurança eficaz e o mantenha sempre atualizado. Hoje, a McAfee anuncia ao mercado brasileiro a Linha 2012 de soluções de segurança para usuários domésticos. As novidades aliam proteção completa com maior velocidade e menor impacto sobre o uso da Internet. As novas versões das suítes McAfee® Total Protection™ 2012, McAfee® Internet Security 2012 e McAfee® AntiVirus Plus 2012 incluem recursos que garantem aos usuários abrangente proteção contra vírus, malwares, spams, e-mails perigosos, roubo de identidade e perda de dados pessoais. Segundo o diretor da McAfee, a missão da empresa é ajudar todos os usuários a aproveitar a Internet de maneira mais segura. “Nossas novas soluções foram desenvolvidas para serem fáceis de usar e para oferecer uma proteção mais abrangente para que tanto os consumidores mais avançados em atividades online possam continuar realizando-as usufruindo mais recursos de proteção, como para proporcionar aos consumidores com baixo conhecimento de tecnologia a não terem medo de começar a explorar essas atividades e a expandir a navegação na Internet também com maior proteção”, reforça Sergio Oliveira. Para obter informações sobre as soluções da Linha 2012 da McAfee, clique aqui. MetodologiaPesquisa online, conduzida no Brasil, em novembro deste ano, entrevistou 600 adultos, homens e mulheres, com idade a partir de 18 anos, que utilizam com frequência a Internet.