Publicada em 22 de Janeiro de 2016 �s 15h15
O primeiro dia de matrículas institucionais na Universidade Estadual do Piauí – UESPI acontece nesta sexta (22), desde às 8h, e reúne centenas de estudantes. Para os candidatos aprovados em cursos dos campi Poeta Torquato Neto e Clóvis Moura, e também para os do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e Centro de Ciências Agrárias (CCA – União), a matrícula ocorre na sala de leitura Jônatas Nunes, do campus Poeta Torquato Neto, próxima da biblioteca central.
Uma dessas estudantes aprovadas é Joelma Costa Loureiro, que irá cursar Pedagogia no campus Clóvis Moura. A estudante confessou não esperar o resultado, por achar que não estava preparada: “Fiquei muito feliz com o resultado, não estava esperando porque não me preparei tão bem, e deu certo. Procurei antes falar com pessoas, ver como era o curso, e as oportunidades são bastante amplas, tanto na área que posso atuar como pedagoga, como também na parte de concursos”, relatou.
Já Miguel José da Silva Brito passou para Psicologia no Centro de Ciências da Saúde e afirma que passou todo o ano de 2015 pesquisando sobre o curso: “Minha bagagem de ensino médio corresponde aquilo que eu queria no curso, pois estudei no Instituto Federal de Floriano, e lá tive uma formação bem humanística. Quanto à universidade, vejo que existem mais oportunidades de emprego em Teresina, por isso a opção, e em relação aos professores também não vejo nenhum problema”, pontuou Miguel, que foi um dos estudantes aprovados através das ações afirmativas.
O interesse por esportes foi o motivo para que Antônio Adinei Santos Sousa escolhesse pelo curso mais concorrido do SiSU UESPI, Licenciatura em Educação Física. O candidato já tinha informações sobre o curso, como sobre a recente inauguração da quadra poliesportiva: “Sempre tive interesse por esportes, e acho que aqui na UESPI vou me dar muito bem. Quanto à quadra e à pista de atletismo, são melhorias que vão trazer a parte mais prática e que vão beneficiar todos nós que estaremos no curso”.
A pró-reitora Ailma do Nascimento, da PREG, lembrou aos alunos da importância da documentação completa: “A UESPI está esperando os 4985 alunos aprovados na seleção do SISU, e está preparada para recebê-los e acolhê-los, cada um desses alunos, nos respectivos cursos de opção deles. É preciso atentar para a questão da documentação exigida, já que a matrícula dos alunos aprovados na UESPI terá duas etapas: a matrícula institucional, que teve início hoje, e posteriormente a matrícula curricular, conforme o calendário acadêmico”, destacou.
Sobre os possíveis erros cometidos no ato da matrícula, também lembrou Karla Moraes, servidora da UESPI: “O erro mais grave que está sendo cometido é esquecer de trazer a ficha de cadastro discente, que está no site da UESPI, e alguns estão voltando para poder tirar. Às vezes também falta de documentação da escola e conclusão de ensino médio”, finaliza.
A matrícula institucional vai até o dia 26 de janeiro Para conferir todos os documentos necessários, basta acessar . Para quem está com dúvidas quanto à lista de espera, mais informações também podem ser encontradas .