Publicada em 17 de Maio de 2013 �s 13h10
A Secretaria Estadual da Saúde do Piauí (Sesapi), através da Comissão Estadual de Banco de Leite Humano (BLH), por intermédio do Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosas (MDER), realizará neste sábado (18), uma ação para motivar a doação de leite humano. A atividade acontecerá de 10h às 13h, na praça de eventos do Teresina Shopping. O evento marca o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado na mesma data.
Segundo a coordenadora do Banco de Leite da MDER, a nutricionista Vanessa Paz, a campanha visa aumentar o estoque de leite para alimentar os bebês de mães que enfrentam dificuldades para amamentar.
“Nós queremos sensibilizar a população sobre a importância do ato de doar, são muitas crianças que precisam. Sem leite o recém-nascido sofre muito e as mamães também. Muitas mães choram por verem os filhos chorando querendo leite”, afirmou à coordenadora.
O evento também será um momento de confraternização das mamães doadoras e todos os colaboradores dos postos de coleta da capital. No dia da atividade serão distribuídos panfletos informativos. As futuras doadoras vão poder se cadastrar e receber todas as informações sobre onde, como e quando fazer a doação.
Para mais informações os telefones do BLH são: 0800 280 2522 e (86) 3228 2022.
O Dia Nacional de Doação de Leite Humano, tradicionalmente comemorado no Brasil em 1º de outubro, não ocorrerá mais nessa data. Os 24 países presentes no I Congresso Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, realizado de 28 a 30 de setembro na capital federal, assinaram, no encerramento do encontro, a Carta de Brasília 2010, que institui o Dia Internacional de Doação de Leite Humano em 19 de maio, com o objetivo de unificar as mobilizações na América do Sul, América Central, Europa e África.
A Carta de Brasília 2010, concentra os esforços internacionais para o enfrentamento da mortalidade infantil e aponta as estratégias relacionadas aos bancos de leite humano para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio até 2015, conforme estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).