A Maternidade Dona Evangelina Rosa publicou uma portaria adotando medidas preventivas contra o coronavírus, COVID-19. Uma das medidas é a suspensão de 15 dias dos procedimentos eletivos ambulatoriais e hospitalares do Instituto de Perinatalogia Social do Piauí (IPS). Os serviços de imunização (vacina) e a ultrassonografias serão mantidos.
De acordo com a direção, a maternidade tem estrutura para receber possíveis casos de gestantes, puérperas e bebês com a COVID-19 que, por ventura, necessitem de cuidados médicos hospitalares. Os leitos do Centro de Parto Normal serão retaguarda para casos suspeitos da doença.
Em relação à visitas e acompanhantes, a determinação é de que as pacientes de UTI Materna terão direito a um visitante por dia. Pacientes com acompanhante não terá direito a visitas.
Estão mantidos o internato e as residências médicas e de enfermagem, mas, ficam suspensos outros estágios obrigatórios e visitas técnicas. É vedado o uso de celulares nas áreas críticas, como centros cirúrgico e obstétrico e UTIs, mas restrito nas outras áreas.