Publicada em 03 de Novembro de 2015 �s 16h43
A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho participa, nesta terça-feira (3), da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontece em Brasília. O evento tem como tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, e conta também com a presença da presidente Dilma Rousseff; do ministro da Saúde, Marcelo Castro e da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.
Na abertura, a ministra destacou os avanços obtidos por meio de programas federais como Bolsa Família ao longo dos últimos 12 anos. "O fortalecimento da agricultura familiar foi prioridade no governo Lula e continua sendo na gestão da presidente Dilma. Houve um aumento na renda dos brasileiros de 72% no salário mínimo e empregos formais. Saímos de 7,35% para 1,4% de pobreza crônica. No Nordeste, a situação de pobreza saiu de 18% para 1,9% nesses anos”, enumerou.
Campello citou ainda que, até 2018, serão implantadas cerca de 8 mil cisternas nas escolas rurais a fim de garantir água e proporcionar qualidade na vida escolar para crianças que moram no sertão e semiárido. Ela pontuou que os desafios para o Brasil continuar avançando a partir da segurança alimentar e nutricional são: o combate à insegurança alimentar e nutricional, que persistem em grupos populacionais; combate ao sobrepeso e obesidade com alimentação saudável; redução da pobreza rural com política de inclusão produtiva; ampliação do acesso à água para consumo humano e produção de alimentos.
A vice-governadora Margarete Coelho destaca que a conferência é um marco na luta pela manutenção dos avanços já conquistados em termo de erradicação da pobreza crônica e da fome. “O evento reúne toda a diversidade e pluralidade dos povos do campo e das cidades, das águas, florestas, dando um verdadeiro exemplo de construção coletiva e participação social. Falar de comida no campo e na cidade é falar de qualidade alimentar em todos os seus aspectos: refeição saudável, adequada em quantidade e qualidade, sem agrotóxicos, respeitando as tradições de todas as regiões, fortalecendo os produtos da agricultura familiar", pontuou.
Participam do evento a diretora da Unidade de Segurança Alimentar e Nutricional (Dusan), Rosângela Sousa, o superintendente da Representação do Piauí em Brasília (Surpi), Roberto John, e uma delegação com representantes ligados a Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc).
Cerca de dois mil convidados participam do evento e todos os estados estarão representados respeitando-se a diversidade e a pluralidade do país. As delegações estaduais serão formadas por representantes da sociedade civil, indígenas, quilombolas, população negra, povos de terreiro, além de outros povos e comunidades tradicionais.