Publicada em 15 de Dezembro de 2015 �s 08h24
A governadora em exercício, Margarete Coelho, participou, na noite dessa segunda-feira (14), no município de Cocal de Telha, região Norte do estado, da inauguração da Unidade Básica Avançada de Saúde (Ubas) Argeu Rangel. A chefe do executivo destacou que a unidade vai oferecer atendimento de qualidade à população.
Para ela, uma obra não se mede pelo tamanho, mas pela capacidade que tem de suprir as necessidades da população que atende. "Tenho convicção que a cidade ainda precisa de muita coisa, mas o Governo está disposto a melhorar as condições de mobilidade urbana e por uma energia como mais qualidade para os cocatelhenses”. Sobre as metas do Governo Estadual no setor da saúde, Margarete falou que “a ideia é descentralizar a saúde, ou seja, levar mais especialidades ao interior para que o trabalho de prevenção em saúde básica seja oferecido cada vez mais perto dos moradores”.
Segundo a superintendente de Atenção Integral à Saúde, Cristiane Moura Fé, que na ocasião representou o secretário estadual da Saúde, Francisco Costa, a obra é resultado da parceria entre as secretarias da Saúde e do Desenvolvimento Rural. Ainda, de acordo com a superintendente, “é muito gratificante poder conferir não apenas a entrega de uma obra de grande importância como essa, mas também que o Governo cumpre aquilo que se propõe a fazer”.
Para a presidente da Associação Maria de Lourdes das Mulheres de Cocal de Telha, Rosa Oliveira, esse é um momento histórico para os cocatelhenses. “Embora não tenha participado com recursos financeiros, tenho convicção que a entrega dessa unidade é resultado da luta de todas as companheiras da associação”, complementa.
Sobre a UBAS
A Ubas de Cocal de Telha, que recebeu o nome de Argeu Batista Rangel, em homenagem ao um carioca, que mora e continua gerando renda e emprego dentro do município no setor da agroindústria, contou com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento(Bird) e do tesouro estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
O complexo de saúde é composto por Unidade de Parto Normal (UPN) e Unidade de Atendimento Ambulatorial (UAA), e visa beneficiar mais de 1.131 famílias. Os equipamentos da UBAS foram adquiridos como recursos do tesouro estadual, por meio da Secretaria da Saúde, na ordem de R$ 95.711, com contrapartida municipal de R$ 1.954.