A deputada Margarete Coelho (PP) apresentou na Assembleia Legislativa o projeto de lei nº 87, dispõe sobre a contratação de pessoas com deficiência pela inciativa privada. A matéria está Comissão de Constituição e Justiça para parecer do relator, deputado Antônio Uchôa (PDT).
A medida torna obrigatório a reserva de espaço nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) para a qualificação de pessoas com algum tipo de deficiência no Estado do Piauí.
Conforme a Organização Mundial de Saúde, é considerado deficiente todo aquele que necessita de assistência especial, decorrentes de problemas visuais, auditivos, mentais ou má formação congênita.
A Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, estabelece as normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade dos portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida. Além disso, “garante a essas pessoas o pleno exercício do direito ao trabalho”.
Também visa assegurar nos locais de espetáculos, conferências, aulas e outros de natureza similar a garantia de espaços para pessoas que utilizam cadeiras de rodas, e de lugares específicos para os deficientes auditivo, visual, de modo a facilitar as condições de acesso, circulação e comunicação.
Emerson Brandão Edição: Paulo Pincel