Publicada em 27 de Março de 2015 �s 13h44
Com o objetivo de comemorar o Dia Nacional do Circo e o Dia Mundial do Teatro, que acontece nesta sexta-feira (27), o coordenador do Complexo Cultural Clube dos Diários/Theatro 4 de Setembro, João Vasconcelos, junto com uma equipe de artistas locais, criou o Ato 27.
“Nós criamos o nome Ato 27 como uma forma de marcar a posse da nova administração do Complexo Cultural, como se o Ato representasse um decreto e, a partir de agora, todo ano a data será celebrada. E é também uma forma de dar visibilidade à inauguração da Sala Camareira Rosalina Silva, que inclusive, antes mesmo de inaugurar, já possui várias solicitações de artistas locais para utilização”, revela João Vasconcelos.
Segundo o coordenador, durante a solenidade de posse da sua gestão, serão anunciados alguns projetos nas áreas de teatro, música e dança; com previsão de implantação já na segunda semana de abril.
“Assumir essa gestão é para mim um grande desafio. Teremos que gerir a maior casa de espetáculos do Piauí; valorizar o serviço dos artistas, que trabalham de domingo a domingo e têm uma remuneração baixa, inclusive os artistas que participam do Ato, hoje, são todos voluntários; e ter o compromisso de corresponder à confiança que a classe artística depositou em mim, uma vez que 70% da classe demonstra aceitação a essa nova gestão”, enfatiza o coordenador do Complexo.
Vasconcelos afirma que, quando recebeu a gestão do Theatro, percebeu que a casa de espetáculos necessitava de uma reforma emergencial. “Apesar de o Theatro ter uma fachada bonita, as salas e o telhado estavam bem deteriorados, levamos o problema à Fundação Cultural do Piauí (Fundac), que se comprometeu a realizar uma reforma emergencial, que já está sendo feita”.
O coordenador revela que a classe artística andava afastada das atividades culturais promovidas pelo Complexo, por conta de problemas com a gestão anterior da Fundac. “Um ponto positivo da nova gestão da Fundação Cultural é que os artistas estão se reaproximando dos nossos eventos culturais, isso por conta da credibilidade não só da nova gestão do Complexo Cultural, mas também da credibilidade da Fundac e do governador Wellington Dias, que são sensíveis à arte e às dificuldades enfrentadas pelos artistas locais”, frisa Vasconcelos.
O evento, que acontece durante toda essa sexta-feira (27), desde as 6h30 até as 22 horas, conta com diversas apresentações artísticas e culturais gratuitas para todo o público, inclusive para crianças.