O promotor de justiça da cidade de Itaueira, a 344 km de Teresina, chamou a polícia e apreendeu por volta das 9h desta quarta-feira (9) duas máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os veículos doados pelo Governo Federal ao município estavam trabalhando em um loteamento de propriedade do prefeito da cidade, Quirino Avelino (PTB).
O G1 teve acesso a fotos e a um vídeo onde as máquinas aparecem trabalhando no terreno que seria do prefeito.
Dois policiais, um civil e um militar, acompanharam o promotor de justiça Carlos Washington Machado durante a ação. Os veículos estavam trabalhando no terreno no momento em que o promotor chegou com a polícia. Os trabalhos foram interrompidos e as máquinas, uma Patrol e uma retroescavadeira, levadas para o Fórum da cidade.
De acordo com o promotor Carlos Washington, há alguns meses já havia chegado à promotoria uma denúncia sobre a suposta utilização irregular das máquinas. Segundo ele, assim que chegou ao local, um dos veículos estava trabalhando numa área de acesso ao loteamento. O motorista da outra máquina aguardava para fazer retirada de material.
"Chegando lá eu convidei os motoristas a levar as máquinas até a promotoria, onde lavrei um termo de apreensão. Eles disseram que estavam atendendo a uma determinação da prefeitura. O caso será enviado ao Ministério Público Federal (MPF) e à Procuradoria Geral de Justiça (PGJ)", disse.
O promotor falou ainda que vai ouvir formalmente o prefeito Quirino Avelino sobre o caso, já que existem fortes indícios de que realmente estava havendo o beneficiamento, mas destaca que tudo ainda está sob apuração.
Procurado pela reportagem, o prefeito Quirino Avelino negou que as máquinas estivessem trabalhando em seu terreno e disse que o promotor se equivocou após a denúncia que, segundo ele, foi feita por um dos seus adversários. Avelino disse que os veículos estavam fazendo o acesso de uma rua para o loteamento.
"As máquinas não estavam no meu loteamento. Elas estavam numa rua pública fazendo um acesso para o loteamento. Depois desse meu loteamento existem outros onde moram várias pessoas. Isso foi denúncia dos meus adversários, que tem uma inveja danada porque eu ganhei a eleição", alegou.
Questionado se o acesso da rua feito por máquinas da prefeitura para o loteamento dele não se configurava em beneficiamento próprio, o gestor negou e disse que apenas o povo estava sendo beneficiado com as obras realizadas no local.
"De jeito nenhum. Está beneficiando apenas o povo, pois depois do meu loteamento existem outros terrenos onde moram várias pessoas. O promotor tem razão de ir verificar se é verdade ou não, mas ele se equivocou", completou o gestor que já foi até o Fórum tentar a liberação dos veículos.
Vários municípios do Piauí receberam as máquinas entregues pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) destinadas à recuperação e construção de estradas vicinais, e ainda amenizar os impactos da estiagem na região com a abertura de barragens.