Pelo celular, o cervejeiro pode acompanhar todos os processos da produção
Imagem: ReproduçãoPelo celular, o cervejeiro pode acompanhar todos os processos da produção
A produção caseira de cerveja está na moda. São grupos de amigos que se reúnem para produzir o precioso líquido, mas o equipamento muitas vezes é improvisado, e os processos, mal acompanhados. O resultado não poderia ser outro e, nesses casos, o melhor caminho é o do bar. Para ajudar iniciantes aventureiros e até os com alguma experiência, uma start-up irlandesa (claro!) criou o Brewbot, “a cervejaria pessoal mais inteligente do mundo”.
Segundo a empresa, a máquina oferece a forma “mais simples e inteligente de se fazer cerveja”. Com a ajuda de um aplicativo para smartphones, basta escolher o tipo de cerveja a ser produzida, seguir a receita e esperar. saiba mais Taxistas de São Paulo se declaram contra aplicativo Uber Uber chega a São Paulo em fase de teste Nokia prepara aplicativo que muda interface de smartphones Android Yo tem mais de 200 mil downloads para smartphones em 24 horas Aplicativo do Banco Central ajuda a identificar dinheiro falso Leia mais sobre Aplicativos
São dezenas de tipos de cerveja disponíveis, e os mais aventureiros podem criar as suas próprias. Entre as oferecidas com o aplicativo estão as mais conhecidas, como Pilsner, Lager, Bock e Pale Ale. Após a escolha, basta seguir a receita, colocando os ingredientes quando o celular avisar.
No processo de fermentação, que pode levar semanas ou até anos, sensores fornecem acompanhamento constante de temperatura, volume e teor alcoólico e os dados são armazenados para comparação posterior.
A Brewbot mede 121 cm x 40 cm x 119 cm e tem capacidade para produção de 18 litros de cerveja por vez. O problema é o custo: US$ 2,8 mil, mais US$ 580 de frete, fora os impostos. A empresa informa que envia o produto para Europa, EUA, Canadá e África do Sul. Para os outros países, é preciso entrar em contato.