Ao menos três cidades do Piauí realizam, na tarde deste domingo (26), atos de apoio ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Em Teresina, Piripiri e Parnaíba, os manifestantes começaram a se reunir por volta das 16h. A dispersão da manifestação teve início por volta das 18h20 e o protesto encerrou às 18h40, sem registro de tumulto, segundo a Polícia Militar.
Na capital, o ato aconteceu no Complexo da Ponte Estaiada, Zona Leste da cidade. Segundo os organizadores, cerca de 3 mil pessoas participaram da manifestação. A Polícia Militar estimou 1.000 pessoas.
Em Parnaíba, a concentração começou na praça da Matriz São Sebastião e de lá os manifestantes saíram em carreata. PM e organização não divulgaram o número de participantes presentes.
Já em Piripiri, os manifestantes se reuniram na Praça da Bandeira. A Polícia Militar e a organização não divulgaram a estimativa de participantes.
Vestidos em grande parte de verde e amarelo, os manifestantes se posicionaram favoravelmente à reforma da previdência e ao pacote anticrime apresentado pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, além da medida provisória 870, referente a reforma administrativa.
As convocações ganharam força após os protestos em defesa da educação do último dia 15, contra os cortes anunciados pelo governo para os ensinos superior e técnico federais.
*Rafaela Leal, estagiária sob supervisão de Catarina Costa.