Os políticos do Piauí estão mais uma vez estão realizando uma manifestação pedindo que a presidente Dilma Rousseff sancione o projeto que propõe a distribuição dos royalties do petróleo entre todos os estados do país. O ato, que começou às 07h, está sendo realizado próximo a igreja São Benedito, no Centro de Teresina.
O presidente da Câmara dos Vereadores de Teresina, Edvaldo Marques, afirmou que a riqueza precisa ser distribuída, compartilhada. “É uma mobilização da Câmara, estamos aqui representados pelos vereadores eleitos e pedindo que ela possa sancionar para haver uma justiça social e econômica”, disse. Lembrando que a presidente tem até sexta-feira (30) para emitir um parecer favorável ou não sobre o projeto proposto pelo senador Wellington Dias.
O parlamentar informou que já foi enviado para a presidente um pedido, por escrito, solicitando que a presidente sancione o projeto e que distribua a riqueza da União entre todos os estados e não somente para três (Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina), como prevê o projeto que vigora atualmente. Devido a manifestação, a Câmara dos Vereadores decretou ponto facultativo até às 12h.
Segundo os prefeitos, vereadores e deputados presentes na manifestação, com a divisão dos royalties para todos, os municípios do Piauí poderia arrecadar o dobro do valor já repassado pelo FPM, com isso dos gestores poderiam administrar melhor seus municípios, já que teriam mais recursos.
Na quarta-feira (28), durante o seminário “Novos Gestores” realizado pela Confederação Nacional dos Municípios-CNM, os prefeitos eleitos em 2012 fizeram um protesto pedindo pela divisão dos royalties do petróleo. A manifestação contou também com a presença do Governador Wilson Martins.