Publicada em 09 de Agosto de 2012 �s 15h46
Na última semana, no período de 1º a 03 de agosto, os mediadores pedagógicos da Secretaria Estadual de Educação tiveram uma capacitação. “Como o programa é piloto no Piauí, os trabalhos são gradativos e o treinamento dos mediadores obedece ao cronograma de atividades previstas. Primeiro, o treinamento iniciou com a equipe de monitoramento, em seguida, com a equipe da VAT e encerrou com a equipe da coordenação pedagógica”, esclarece o professor Valdir Soares.
Com a equipe de monitoramento do programa, os mediadores puderam trabalhar diversas situações problemas que podem acontecer durante as aulas. “Fizemos estudo de caso, e exercitamos com os mediadores, apresentando problemas reais que podem acontecer. Com essa dinâmica reflexiva pretendemos prevenir e estarmos preparados para diversas situações, tanto técnica, quanto de fenômenos da natureza”, declara Lourdes Lopes, coordenadora de monitoramento do Mais Saber.
Para a professora Lourdes, “o resultado da interação foi importante principalmente pela participação dos mediadores em diferentes ambientes”. Durante o curso, Lourdes apresentou as atribuições da coordenação de monitoramento.“Dentre as atividades estão à realização de visitas, em conjunto com a coordenação pedagógica, às salas de aulas, para avaliação, acompanhamento, articulação e orientação dos profissionais da gestão regional e local do programa”, informa.
“Também elaboramos e acompanhamos o cronograma de entrada dos pontos de recepção. Disto resultam relatórios que são enviados a direção e gerência semanalmente”,acrescenta Lourdes Lopes, responsável ainda por analisar a transmissão das aulas sobre a qualidade da recepção de imagem, som, dados, interatividade nos ambientes escolares.
Durante a capacitação, a coordenadora pedagógica do Mais Saber apresentou ainda as competências dos mediadores. “As competências articulam conhecimentos, habilidades, procedimentos, valores e atitudes. Indicam uma ruptura com ações e comportamentos que colocam a padronização como marco característico da conduta escolar e, ademais, consubstanciam a necessidade de um novo modelo pedagógico”, registra.
Dentre as atribuições do mediador pedagógico presencial, durante as aulas é: regência de sala de aula; assegurar a participação dos alunos nas aulas; manter os alunos motivados para a permanência da turma no programa; orientação nas atividades pedagógicas/dinâmicas locais e controle de freqüência dos discentes.