O Ministério da Saúde, através de sua assessoria de imprensa, informou ao G1 que a partir de segunda-feira (2) mais médicos cubanos devem desembargar em Teresina para trabalhar em cidades do Piauí. A assessoria disse também que o órgão não sabe qual será o número exato de profissionais que chegarão ao estado. Segundo o Ministério, apenas os horários dos voos estão confirmados.
O primeiro voos trazendo os médicos cubanos deve chegar à capital do Piauí por volta de 10h45 da segunda-feira. Outros dois voos estão previsto para terça-feira (3) e o último chega na quarta-feira (4).
“A coordenação do Programa Mais Médicos está avaliando a prova do curso que os médicos fizeram nessa sexta-feira (29), por isso não há um número preciso de quantos profissionais serão enviados para o Piauí”, esclarece a assessoria.
Atualmente, 46 cubanos trabalham no Programa Mais Médicos em municípios do Piauí. O primeiro grupo com 19 cubanos chegou no estado no mês de setembro e segundo com 26 médicos desembargou em outubro.
Segundo o Ministério da Saúde, nesta nova etapa, dos 2.300 profissionais que fizeram a avaliação na sexta-feira (29), até o momento, 2.117 foram aprovados, 19 reprovados e 156 ficaram em recuperação e passarão por mais duas semanas de avaliação antes de se deslocar para os municípios.
?
O Nordeste e o Norte são as regiões que mais vão receber médicos do total de 2.117 cubanos. O Nordeste receberá 1.152 e o Norte 406.