Nesta quinta-feira (25) a Prefeitura de Teresina, através da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste - Sdu Sudeste, realiza mais uma etapa de transferência de famílias das áreas de riscos ou que viviam em casas de parentes, vindas das áreas alagadiças para um local seguro e distante de alagamento ou desmoronamento. São 15 famílias que serão transferidas, às 8h, para o Residencial Padre Pedro Balzi, localizado na zona Sudeste de Teresina, construído exclusivamente com esta finalidade.
Transferência de família
Destas 15, oito famílias ainda são moradores da Vila Ferroviária, que fica a beira de um barranco, às margens da linha férrea da Transnordestina. As demais vivem nas casas de parentes ou em casas alugadas pelas prefeitura e antes estavam nas proximidades de rios e lagoas no período das enchentes.
Com essa mudança, 264 famílias agora passam a ocupar as casas construídas com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), restando 89 unidades ainda para serem entregues à população. Para o superintendente da Sdu Sudeste, Paulo Roberto, aos poucos o prefeito Elmano Férrer está resolvendo o problema que há anos incomodava os moradores, a prefeitura e a sociedade de modo geral. "Com a orientação do prefeito Elmano Férrer, o trabalho que fazemos de transferir mais estas famílias, significa mais um passo para acabar com os desabrigados por enchentes ou por outro motivo qualquer", afirmou Paulo Roberto.
Todo o trabalho de mudança dos moradores para o Residencial Padre Pedro Balzi é feito com o acompanhamento de equipe da Sdu Sudeste, de assistentes sociais. A prefeitura contrata caminhões e mão de obra para fazer o transporte dos pertences dos moradores.