Dois presos que fugiram da Penitenciária de Esperantina no último sábado (24) foram localizados e recapturados pela Policia Militar (PM) nesta segunda-feira (26). Segundo o sub-tenente da PM, Luis Sampaio, os dois fugitivos foram encontrados nas proximidades da cidade de Batalha. Outros três fugitivos ainda não foram localizados. Com essa prisões, chega a três o número de presos recapturados.
"Eles foram surpreendidos. Um deles foi pego por conta de uma denúncia, ligaram e avisaram onde ele estava. O outro foi a Polícia Militar de Batalha que prendeu", explicou.
Segundo a Secretaria de Justiça do Piauí, depois de capturados, os detentos, ambos provisórios e presos por roubo, retornaram para a Penitenciária de Esperantina. A Sejus informou ainda que no dia 19 deste mês, os agentes penitenciários da unidade prisional abortaram uma tentativa de fuga de presos. Os detentos cavaram um buraco na parede de um dos pavilhões, mas a ação foi interceptada pelos agentes.
Entenda o caso
A fuga de seis detentos aconteceu na noite de sábado (24). Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, os presos serraram as grades de uma cela de triagem e depois pularam o muro da penitenciária.
Ele ainda denuncia que o presídio tem capacidade para 147 presos, mas atualmente abriga cerca de 370 detentos e que três fugas foram registradas na penitenciária somente este ano e 17 tentativas foram abortadas pelos agentes de plantão.