Publicada em 01 de Junho de 2016 �s 12h57
Com dois pontos de wi-fi livre inaugurados em Teresina e onze funcionando em caráter experimental, o primeiro mês de monitoramento do Piauí Conectado registrou 72.801 conexões, quantidade de usuários acessando a rede de internet gratuita instalada pelo Estado em treze locais da capital.
“Setenta e duas mil conexões é um número expressivo e demonstra o sucesso desse serviço prestado pelo Governo do Piauí, por meio da ATI”, ressalta Avelyno Medeiros, diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI-PI).
Redes sociais como Facebook e Whatsapp estão entre os maiores acessos dos usuários, figurando na primeira e segunda posição com 35% e 33% de uso, respectivamente. Em terceiro lugar, o monitoramento da ATI registrou o acesso ao YouTube, rede mundial de vídeos, com 22% de acesso.
“Além do monitoramento que confere segurança à navegação pela internet, o Piauí Conectado é voltado principalmente para pessoas que não podem pagar por esse acesso. Há benefícios como consultas a serviços on-line do Estado, entre outras coisas, e isso significa incluir digitalmente a população, que é uma das metas do atual governo”, comenta Medeiros.
Monitoramento
O monitoramento é realizado em tempo real por uma equipe técnica da Agência de Tecnologia. Por meio de uma planilha com os 13 pontos onde o programa Piauí Conectado já está em funcionamento, é possível saber, por exemplo, quantas pessoas estão conectadas em qualquer uma das praças em Teresina e ainda no Centro Administrativo, Rodoviária Popular e Nova Potycabana.
Segundo o administrador de rede da ATI, Cristiano Altino, é possível constatar por meio da ferramenta os dados diários e mensais, além de estatísticas de uso para o aprimoramento dos pontos de wi-fi. “O sistema permite ver a quantidade de usuários, banda trafegada, quantidade de upload e download e o estado da internet, que são informações fundamentais para o Estado”, afirma Cristiano.
Nesse primeiro mês, o total de upload utilizado foi de 2.086 GB e download foi de 229.83 GB. O serviço conta com um sistema de cores para designar e alertar o estado de cada ponto de internet, a verde para quando o operacional está em perfeito uso, a laranja quando houver um possível problema futuro na operação, podendo ser de grande uso ou baixa qualidade da internet e a vermelha quando o sistema está inoperante e exige o deslocamento da equipe técnica até a região a fim de solucionar o problema.