Publicada em 18 de Maio de 2012 �s 10h38
Para vacinar contra a gripe 65.724 pessoas que ainda não foram imunizadas, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, conclama a população e disponibiliza postos volantes durante este final de semana. A meta é vacinar mais de 110 mil pessoas, incluindo idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade e trabalhadores da saúde.
Os postos volantes que funcionarão neste sábado (19) e domingo (20) são: Extra da Avenida Presidente Kenedy, Comercial Carvalho da Homero, da João XXIII e da Joaquim Nelson (no horário comercial), no Teresina Shopping (a partir das 10hs), Mercado do Dirceu (de 8h às 11h) e Igreja de Fátima (no sábado a partir das 14h e no domingo de 8h às 12h).
As salas de vacina do Hospital dos bairros Satélite, Primavera, Buenos Aires, Parque Piauí, Promorar e da Maternidade CIAMCA também estarão funcionando normalmente no final de semana.
Até o momento já foram imunizadas 44.465 pessoas, o que corresponde a 40, 35% da meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde. Segundo Amariles Borba, coordenadora de ações assistenciais da FMS, a preocupação maior está em vacinar as crianças, já que somente 37,08% foram vacinadas e as gestantes, com percentual de imunização de 32,92% do total.
"As crianças, que não têm o sistema imunológico totalmente desenvolvido, como os adultos, são o grupo que mais preocupa. Por isso, a FMS chama a atenção dos pais para que levem seus filhos até a sala de vacina mais próxima e não esqueçam de que as crianças que não foram imunizadas no ano passado devem tomar a segunda dose da vacina 30 dias depois", alerta a coordenadora.
O presidente da FMS, João Rodrigues, reitera a importância de atingir a cobertura vacinal e pede à população que compareçam aos postos para serem imunizados contra o vírus da gripe.
"É importante que todos compareçam ao posto de saúde mais próximo para a imunização, pois a vacina vai até o dia 25 de maio e a campanha não será prorrogada", afirma João Rodrigues.
A doença
A gripe, causada pelo vírus influenza, é uma das doenças respiratórias que mais acomete o homem. Mais de 10% da população mundial tem, pelo menos, uma gripe a cada ano.
A influenza humana pode ser transmitida tanto de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada, quanto de forma indireta, através das mãos que, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem levar o agente infeccioso diretamente para a boca, nariz e olhos.
Segundo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina contra gripe é composta por três tipos de vírus influenza, sendo dois vírus influenza tipo A e um tipo B. Esta composição é atualizada a cada ano com base nos dados laboratoriais e clínicos de vigilância epidemiológica da gripe.