Publicada em 15 de Outubro de 2015 �s 09h17
Na noite dessa quarta-feira (14), mais de 600 pessoas participaram da abertura da XI Conferência Estadual de Assistência Social, no Diferencial Buffet, em Teresina. O evento segue nesta quinta-feira (15).
O destaque da abertura da conferência foi a palestra magna, que tratou da consolidação do Suas de vez rumo a 2026 e do pacto republicano no Suas rumo a 2026. O evento é realizado pela Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), por meio da Diretoria da Unidade de Gestão do Suas (Dugsuas), em parceria com o Conselho Estadual da Assistência Social (Ceas).
A conferência tem como tema: Consolidar o Suas de Vez Rumo a 2026. Durante os dois dias de evento, os organizadores pretendem debater e decidir as prioridades na Política de Assistência Social para os próximos anos. Eles pretendem também construir diretrizes para a política, aderentes à realidade projetada para os próximos dez anos.
“Saliento a cooperação especial e profícua, que se tem verificado entre o Governo do Estado do Piauí e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), aproveito a oportunidade para agradecer a abertura, que nós temos encontrado junto ao Ministério, para execução das politicas da assistência social. Nos últimos anos, nós demos um salto significativo no atendimento aos mais necessitados, mas precisamos avançar ainda mais”, disse o secretário da Sasc, Henrique Rebêlo.
“Avançamos muito, mas ainda teremos muitos desafios pela frente para continuarmos avançando. O caminho mais rápido para isso é valorizar os servidores da assistência social e é isso que iremos fazer, como já bem frisou aqui antes, o secretário Henrique Rebêlo”, garantiu o secretário da Administração, Franzé Silva, que, no evento, representou o governador Wellington Dias.
“Temos que nos adaptar nesse momento de mudança que vivemos. Há uma necessidade do fortalecimento das politicas da assistência social”, lembrou a secretária da Educação, Rejane Dias.
“Realmente vivemos um momento de crise política muito grave, mas mesmo assim estamos avançando, e muito”, ratificou a representante do MDS, Telma Maranho.
“Aproveito o espaço para elogiar os governantes e o povo do Piauí, que se comprometeram na realização das conferências municipais, virando assim, uma referência para outros estados do Brasil”, destacou a representante do Conselho Nacional de Assistência Social (Cnas), Claudia Laurenth.
“Abrimos esta conferência falando das dificuldades em cumprir o pacto de aprimoramento da gestão; co-finaciamento; regionalização dos Creas; tornar assistência social uma referência para seus usuários e equipar o Ceas”, ponderou a presidente do Ceas, Janaína Mapurunga.
“Ao mesmo tempo em que é um grande prazer, em está a frente desta importante diretoria que trabalha diretamente com o Suas, tenho uma missão maior ainda em ajudar implantar, de forma cada vez mais eficaz, as politicas públicas do Suas”, ponderou a diretora da Unidade de gestão do Suas, Kalliandra Gualter.
“Um dos grandes problemas que ainda enfrentamos é causado pelos prefeitos, que ainda acham que a obrigação de arcar com os serviços do Suas é só dos estados e da União”, reclamou a representante do Fórum Estadual de Trabalhadores do Suas, Márcia Brandão.
Confira a programação do evento nesta quinta-feira (15):
8h – Painel 1: O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios Palestrantes : Profa Dra. Solange Maria Teixeira - Ufpi; Solange Teixeira - Senarc/MDS
8h40 - Debate : Kalliandra Gualter /Sasc Mediador: Conselheiro Membro da relatoria
09h30 - Painel 2: A importância do pacto federativo para a consolidação do Suas : E o fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática. Palestrantes: Profa. Dra. Maria Dalva Macedo; profa. Ma. Janaína Mapurunga Bezerra de Miranda
11h30 - Debate: Conselheira Ceas/Sasc – profa. Dra. Rosangela Sousa Membro da relatoria
12h – almoço
13h – Apresentação cultural
13h30 – 16h: Trabalho em grupo
Grupo 1: Dignidade humana e justiça social: Princípios fundamentais para a consolidação do suas Mediador do grupo Conselheiro mediador 02 relatores: 01 é da comissão de relatoria, 01 relator do grupo
Grupo 2: Participação social como fundamento do pacto federativo no Suas Mediador do grupo Conselheiro mediador 02 relatores: 01 é da comissão de relatoria, 01 relator do grupo
Grupo 3: Primazia da responsabilidade do Estado: Por um Suas público, universal, republicano e federativo mediador do grupo Conselheiro mediador 02 relatores: 01 é da comissão de relatoria, 01 relator do grupo
Grupo 4: Qualificação do trabalho do suas Mediador do grupo Conselheiro mediador 02 relatores: 01 é da comissão de relatoria, 01 relator do grupo
Grupo 5: E a assistência social é direito no âmbito do pacto federativo Mediador do grupo Conselheiro mediador 02 relatores: 01 é da comissão de relatoria, 01 relator do grupo
16h – Coffe break
16h30 – 18h: Apresentação e aprovação das deliberações dos grupos temáticos. Apresentação das moções.
18h30 - Eleição dos delegados para a Conferência Nacional de Assistência Social
19h – Encerramento.