Mais de 47 mil famílias de Teresina podem ter o pagamento do programa Bolsa Família suspenso devido à falta de atualização dos dados das condicionalidades de saúde e educação. Das 69.852 famílias beneficiadas pelo programa, 53.083 estão no perfil de acompanhamento das condicionalidades.
Os dados correspondem à avaliação de saúde das famílias, que é feita nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros. De acordo com a Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas), apenas 5.245 fizeram o acompanhamento. A maior parte dos que não fizeram a atualização está sujeita a ter o benefício suspenso.
"É uma realidade preocupante, porque dessas 53 mil famílias que estão no perfil de avaliação das condicionalidades, apenas pouco mais de 5 mil fizeram o acompanhamento. Realmente é um fator que preocupa porque é um índice muito alto, um déficit muito grande de famílias a serem atendidas", disse Jovina Sérvulo, coordenadora das condicionalidades do programa.
A atualização das condicionalidades acontece a cada seis meses e são atendidas crianças menores de sete anos, mulheres entre 14 e 44 anos, gestantes e nutrizes. No primeiro registro de descumprimento a família recebe uma advertência e do segundo em diante o benefício já pode ser cancelado.
As famílias pendentes têm até o dia 28 de dezembro para procurar os agentes de saúde ou as unidades básicas e fazer o acompanhamento. Os dados são enviados para o Ministério da Saúde e em seguida são compatibilizados com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).