Moradores do assentamento Novo Zabelê, na zona rural de São Raimundo Nonato, município a 517 km de Teresina, sofrem com a falta de água que afeta a região, segundo eles, há cerca de cinco meses. Distante 10 km do centro da cidade, a comunidade tem mais de 300 famílias nessa situação.
Em 4 de junho de 2021, a falta de água já completava três meses, segundo os moradores. Procurada na época, a Agespisa, responsável pelo abastecimento de água do Piauí, informou que o problema era devido a um dano em um poço, dos três que abastecem a região, e que o problema seria resolvido no dia 7 do mesmo mês.
Agora, segundo a Agespisa, o problema não foi resolvido porque a empresa constatou ser necessária uma nova e completa equipagem para recolocar o terceiro poço em operação. Desde então, está em processo licitatório a compra de um conjunto de tubulações, equipamentos elétricos e mecânicos. Confira a nota na íntegra ao final da reportagem.
Cerca de 300 famílias moram na comunidade Zabelê, zona rural de São Raimundo Nonato no Piauí — Foto: Arquivo Pessoal/Maíra Alves
Cerca de 300 famílias moram na comunidade Zabelê, zona rural de São Raimundo Nonato no Piauí — Foto: Arquivo Pessoal/Maíra Alves
A moradora do assentamento Maíra Alves disse ao G1 que a maioria das famílias da região tem cisternas, mas todas já secaram no mês passado. Agora, o abastecimento é feito por caminhões-pipas e os moradores precisam pagar pela água e pelo transporte.
"A prefeitura, no início, mandou pipas de água para comunidade, mas só que só colocava mil litros em algumas casas, enquanto as outras ficava sem receber. Não é suficiente para comunidade. Somos mais de 300 famílias. A comunidade é grande e 5 meses é muito tempo. Água é vida!", contou a moradora.
Em nota, a Agespisa informou que a licitação para a aquisição dos materiais para o conserto do terceiro poço deve ser concluída nas próximas semanas, e só então poderá ser feita a regularização do abastecimento de água na região.
Maíra Alves disse ainda que a Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade também está sem o abastecimento regular de água. A unidade só consegue desempenhar suas funções porque a prefeitura manda caminhões pipas abastecerem a caixa d'água do local.
Nota da Agespisa
A Agespisa informa que o sistema Serra Branca, em São Raimundo Nonato, está com dois dos três poços funcionando atualmente, o que compromete o abastecimento de água na comunidade Zabelê.
No mês passado, a empresa constatou que é necessária uma nova e completa equipagem para recolocar o terceiro poço em operação. Desde então está em processo licitatório a compra de um conjunto de tubulações, equipamentos elétricos e mecânicos.
A aquisição deve ser concluída nas próximas semanas, possibilitando a equipagem do poço e a regularização do abastecimento de água.