Neste ano foi a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) foi inserida na Programa Nacional de Imunizações. Garotas de 9 a 13 anos estão sendo vacinadas em todo o país, já que a dose é indicada para a prevenção do câncer de colo do útero. Em Teresina, mais de 2 mil jovens já foram vacinadas.
A reportagem do PI TV 1ª Edição acompanhou uma equipe da Fundação Municipal de Saúde, que foi até a Unidade Escolar Cenecista Popular de Teresina para vacinar 60 garotas gratuitamente.
Elen Ramos, uma das estudantes que recebeu a vacina nem fez cara feia. “Se a gente não tomar essa vacina a gente pode ficar doente”, disse a garota.
Depois que são vacinadas as meninas ficam por um período de 15 minutos em repouso e recebem ainda uma caderneta de vacinação e um formulário para ser preenchido durante as próximas campanhas.
“A segunda dose vai ser setembro, daqui a seis meses e a terceira dose cinco anos depois (da primeira dose). Essa relação nominal consta o nome adolescente, o nome da mãe, telefone, endereço e e-mail se tiver para que daqui a cinco anos a gente encontre (a estudante) porque ela pode não estar nessa escola”, explicou a enfermeira Consolação Queiroz.
Iniciada neste mês, em escolas públicas e privadas de Teresina, a campanha já imunizou 2.524 adolescentes. O HPV é sexualmente transmissível e existe mais de 100 tipos da doença. Ainda não há um estudo comprovando a eficácia da vacina para os homens, independente da idade.
O especialista alerta ainda que as mulheres que estão fora da taxa etária contemplada pela campanha também devem se vacinar, basta procurar uma clínica particular e pagar em média R$ 500.