Quinhentas famílias que viviam em situações precárias de moradia e em áreas de risco comemoram, nesta quinta-feira (22), uma nova realidade. Elas vão receber da Prefeitura de Teresina, no Residencial Nova Alegria II, as chaves das novas moradias, construídas por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, que envolve os governos federal, estadual e municipal. O ato de entrega está marcado para as 9 horas.
Localizado próximo ao Parque Sul (zona Sul), o empreendimento é resultado de uma ação conjunta da Prefeitura de Teresina com o Governo do Estado, responsáveis pelo cadastramento das famílias e realização de infraestrutura, em parceria com o Governo Federal, que operacionaliza o programa por meio da Caixa Econômica.
Responsável pelo cadastramento e avaliação das famílias, a secretária do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas), Graça Amorim, afirma que, com a entrega dessas 500 casas, a Prefeitura de Teresina leva dignidade e cidadania para pessoas que viviam, até bem pouco tempo, em moradias precárias. Moradores de áreas de risco e pessoas que ganham entre zero e três salários mínimos tiveram prioridade na seleção para o benefício.
Segundo Graça Amorim, cada imóvel é composto de dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, com área total de 40,44 metros quadrados "O conjunto habitacional, como um todo, possui ainda áreas institucionais disponíveis para que sejam executadas obras de infraestrutura, como construção de escola, equipamentos de saúde, centro comunitário, quadras ou praças", complementa a secretária.
O gerente de Renda Mínima da Semtcas, Getúlio Gomes, revela que os próximos residenciais a serem entregues são: Portal da Alegria 3 e 4: "A orientação da Prefeitura é que sejam priorizadas as famílias de baixa renda", completa.