A enfermeira Tamara Carvalho, coordenadora da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Renascença, Zona Sudeste de Teresina, é uma das centenas de profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus no Piauí. Há 32 dias longe de casa, a enfermeira gravou um vídeo afirmando que notou uma queda no isolamento social na capital e fez um apelo para a população continuar em casa.
Acompanhe a evolução da curva epidêmica no estado
Veja serviços afetados pelo coronavírus no Piauí
O que fazer e para onde ir em caso de aparecimento dos sintomas
No vídeo, Tamara contou que, na última semana, os atendimentos de pouca urgência cresceram, o que revela a queda do índice de isolamento social.
“Eu estou aqui para dizer que uma coisa que tem nos preocupado bastante. Na unidade onde eu trabalho, na UPA do Renascença, os atendimentos por traumas e pouco urgentes aumentaram na última semana, o que nos leva a crer que a população já está voltando para as ruas”, afirmou.
A enfermeira está hospedada na casa de uma tia que é médica e, há 32 dias, Tamara Carvalho não tem contato com os familiares com quem mora. Ela falou sobre a chance que muitos profissionais de saúde gostariam de ter para ficar em casa.
“A gente entende a aflição de vocês, a gente sabe que vocês estão preocupados e ansiosos dentro de casa. Mas a gente que está na linha de frente na UPA e em todos os hospitais da rede, nós queríamos ter a chance de ter um pouco de tempo para estar na nossa casa e nos isolarmos da sociedade. É isso que eu peço para vocês. Por favor, não desanimem, não percam a força de vocês. Fiquem em casa”, declarou.
Coronavírus no Piauí
Conforme o boletim divulgado na noite da quinta-feira (16) pela Secretaria Estadual de Saúde, o Piauí possui 102 casos confirmados do novo coronavírus, distribuídos em 12 municípios. Teresina segue com o maior número de casos, que são 86, seguido de Piracuruca com 4 e São José do Divino com 3. Campo Maior, Caracol, Parnaíba, Pimenteiras, Bonfim do Piauí, Altos, Picos, Inhuma e Demerval Lobão possuem um caso da Covid-19, respectivamente.
Segundo a Sesapi, 106 pessoas com suspeita da doença estão internadas, sendo que 73 em leitos clínicos e 33 na UTI. Até o momento, 48 pessoas tiveram alta médica, 1801 casos foram descartados e oito óbitos registrados.
Isolamento social e decretos de calamidade
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.