O comércio prevê uma baixa nas vendas para o Dias dos Pais no Piauí. A Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) acredita que este ano deve ser o pior em vendas dos últimos cinco anos. Faltando menos de duas semanas para a data a movimentação no comércio da capital ainda é muito fraca.
Durante uma pequena pesquisa realizada em um shopping da cidade a maioria das pessoas ainda não comprou o presente e alguns estão apenas pesquisando. Segundo a gerente Veridiana Cabral já é possível perceber a presença dos compradores fazendo as pesquisas, mas poucos efetuam a compra. “Já é possível ver filhos procurando por preços, mas são poucos os que compram, acreditamos que as compras vão acontecer mesmo na véspera do Dias dos Pais”, falou a gerente.
Para a maioria dos consumidores o principal empecilho é o preço. Segundo Mary Jane os preços dos produtos estão bem mais altos do que os dos anos anteriores. “Eu já fiz algumas pesquisas e ainda não comprei porque os preços dos produtos aumentaram bastante, estão bem mais caros que os preços dos anos anteriores”, afirmou. Para a Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas e para o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) a expectativa de vendas é um aumento de apenas 1%, o pior crescimento dos últimos cinco anos.
Segundo os órgãos em 2010 o aumento foi de 10%, em 2011 foi de 6,86%, em 2012 foram registrados 4,75% e em 2013 foi um aumento de apenas 3,78%. Apesar dos números, algumas pessoas acreditam no velho costume dos brasileiros de sempre deixar para comprar na última hora. “Acreditamos que agora no começo de agosto vai melhorar o movimento, pois o brasileiro sempre deixa tudo para a última hora”, falou o empresário Víctor Miranda.
Diante dessa realidade as lojas apostam em promoções para atrair o consumidor. O técnico de planejamento de um shopping da capital, Tarcísio Freitas, acredita que uma boa proposta pode atrair o consumidor. “Estamos com uma ótima promoção que dá direito a viagem e certa quantia em dinheiro para gastar como quiser na esperança de melhorar o movimento”, finalizou.