O desempenho varejista do Natal de 2010 foi o melhor dos últimos seis anos, de acordo com o Indicador Serasa. Após esse período, o comércio se prepara para as grandes liquidações de início de ano e o consumidor aproveita descontos de até 70%
Tradicionalmente, a temporada de preços baixos vai de janeiro até o início de março. Luis Antônio, presidente do Sindlojas (Sindicatos dos Lojistas de Teresina), explica que após um período de grandes vendas o comércio busca reforçar os negócios em uma época tida como de pouco movimento varejista.
“O empresário não obtém lucro com essas vendas, mas tem o retorno do dinheiro investido e pode assim comprar novas mercadorias”, afirma o representante lojista.
O presidente explica que os objetos vendidos a preços baixos são perecíveis. Consequência da dinâmica consumista e do avanço tecnológico, que lança novos produtos no mercado em um curto espaço de tempo. Surgirão roupas e calçados da nova coleção e os eletroeletrônicos ficarão mais modernos. É preciso limpar o estoque e renovar as mercadorias.
Funcionária de uma loja, Herondina Cardoso explica que as promoções funcionam, mas as vendas não acompanham o ritmo do período natalino. Segundo ela, os clientes já fazem uma pequena reserva financeira para aproveitar os “queimões” comuns nessa época do ano.