Os vereadores de Teresina aprovaram em primeira votação, nesta quinta-feira (12), as três mensagens de autoria do Executivo Municipal, sobre a licitação das empresas de ônibus da capital. Os parlamentares aprovaram de forma unanime, o projetos de lei nº 211/2013, que autoriza a concessão de serviço de transporte coletivo em Teresina. Também foi aprovado por todos os vereadores, o PL de nº 212/2013 que institui o Fundo Municipal de Transportes (Funtran).
A terceira mensagem que foi aprovada, mas apenas com o voto de minerva do presidente da Câmara Rodrigo Martins, foi o projeto que isentar as empresas vencedoras do processo licitatório da obrigação de indenizar as empresas que atualmente trabalham em Teresina. Doze vereadores votaram favoráveis ao projeto e outros doze foram contrários, por isso foi necessário o voto de Rodrigo Martins que concordou com a mensagem .
Os projetos serão apreciados em segunda votação na terça-feira (17). E em seguida segue para sanção do prefeito de Teresina, Firmino Filho.
Antes da votação houve uma protesto dos motoristas e cobradores da capital. Eles paralisaram as atividades e foram acompanhar os votos dos vereadores. As categorias temem ficar desempregados caso uma empresa de outro estado ganhe a licitação e não contrate os atuais funcionários do sistema.
Segundo Esmerildo da Costa membro do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviário do Piauí (Sintetro), as categorias desejam que os vereadores criem uma emenda nos projetos obrigando a empresa vendedora a contratar os funcionários que atualmente trabalham no transporte coletivo da capital.
Os motoristas e cobradores afirmam que farão outra manifestação na terça-feira (17).