Publicada em 13 de Dezembro de 2015 �s 11h50
A secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, realizou a última vistoria às obras do Colégio Estadual Zacarias de Góis Liceu Piauiense antes da inauguração da maior reforma de sua história, marcada para ser entregue no próximo dia 21.
O novo Liceu terá todas as salas refrigeradas, com laboratórios completos e lousa eletrônica conectada à internet, possibilitando aulas com mais opções didáticas e interatividade. O anfiteatro está totalmente recuperado e conta com uma estação elevatória para o transporte de cadeirantes até o palco. O Liceu terá refeitório mais amplo, rádio interna, entre outros serviços.
A secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, declarou que o Liceu é um símbolo da Educação do Piauí e a sua reforma será um marco para a retomada do ensino no Estado. “As pessoas precisam ter o melhor que podemos conseguir. Por isso trabalhamos para que o Liceu tenha a estrutura que seus estudantes e sua história merecem: novo, bonito, moderno, acolhedor”, completou.
A obra está em fase final faltando ser concluída apenas a reforma da área de lazer e iniciar o procedimento da limpeza de todo o espaço, assim como a disponibilização dos móveis das salas de aula, laboratórios, sala dos professores e diretoria. “É tão bom ver que o esforço feito por toda a equipe da Seduc está tendo o retorno adequado. A escola está linda e vai poder atender a mais alunos a partir do próximo. Hoje temos cerca de 1140 alunos matriculados e estamos disponibilizando mais 400 vagas através do edital de seleção”, destacou Rejane Dias, secretária de Estado da Educação.
Vigilância A escola recebeu sistema de vigilância. Por toda a área do Liceu Piauiense foram instaladas 32 câmeras que serão monitoradas por funcionários da escola. O sistema também será integrado à Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPE). O objetivo é preservar a estrutura e equipamentos, inibindo a ação de vândalos e ladrões.
Ainda quanto à preservação do colégio, a direção já prepara um projeto, que deve ser trabalhado com funcionários e estudantes, de conscientização do patrimônio público. “A estrutura está excelente. E é nisso que devemos tocar, porque o que faz a qualidade do ensino não é apenas o salário dos professores. Um espaço onde alunos e professores se sintam bem faz com que tenhamos um salto na qualidade do ensino”, disse Antonio Avelar, diretor do Liceu Piauiense.
A reforma do Liceu foi iniciada em 2014, mas logo foram paralisadas por falta de repasses. A atual gestão estabeleceu novo calendário e nos últimos meses acelerou a execução para garantir a entrega.