Publicada em 28 de Abril de 2015 �s 15h07
A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), através da Diretoria de Atendimento Socioeducatico (Duase), promoveu, na manhã desta terça-feira (28), no Centro Educacional de Internação Provisória (Ceip), a atividade de culminância do Projeto Leitura Cidadã que visa despertar o hábito da leitura e escrita.
A iniciativa também pretende resgatar princípios éticos e morais como instrumento relevante para a convivência em sociedade, proporcionando o desenvolvimento social e cultural nos 32 adolescentes, que cumprem medidas socioeducativas no Ceip. Durante esta manhã, foram apresentadas exposições textuais, poesias e ilustrações, que traziam os temas “Drogas” e “Gentileza gera Gentileza”.
O Projeto Leitura Cidadã foi criado devido a necessidade diagnosticada pela falta de leitores entre os adolescentes em conflito com a lei, que em sua maioria, não tiveram a oportunidade de estímulo dessa prática na formação humana.
“O acesso ao conhecimento é importantíssimo, muitos desses jovens abandonaram cedo os estudos e a oportunidade do desenvolvimento na prática da leitura é agora, neste momento. Se esta oportunidade é real, aconselho a todos os presentes que aproveitem, é a oportunidade de uma segunda chance, a chance de mudarem seus destinos. Vocês são jovens e tem condições de reverterem este quadro desfavorável, momentaneamente, em suas vidas. Aproveitem ao máximo as atividades do Leitura Cidadã. É compromisso do secretário Henrique Rebêlo e nosso da Duase montarmos e estruturarmos uma biblioteca e sala de leitura aqui no Ceip”, diz o diretor da Unidade de Atendimento Socioeducativo da Sasc, Anderlly Lopes.