Publicada em 20 de Setembro de 2012 �s 11h22
Representando o governador Wilson Martins, a secretária do Trabalho e Empreendedorismo do Piauí, Larissa Maia, participa da II Plenária Estadual de Jovens Trabalhadores Rurais, evento realizado pela Secretaria de Jovens Rurais da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (Fetag-PI), que ocorre nos dias 19 e 20 de setembro, no Hotel Água Limpa, Av. João XXIII, zona Leste de Teresina.
Cerca de 150 jovens representando mais de 70 municípios do Piauí participam do evento com o objetivo de refletir sobre os desafios para consolidação da importância da participação social e sindical da juventude do campo, para o fortalecimento do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e definir estratégias para ampliar e qualificar a participação destes na Plenária Nacional de Jovens Trabalhadores Rurais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).
Na abertura da solenidade, a secretária de Jovens Trabalhadores Rurais da Fetag-PI, Mazé Morais, fala do sentimento e dos desafios da juventude rural. “Precisamos convergir medidas firmes e sólidas para mudar a realidade do jovem trabalhador do campo. Os desafios são muitos, mas com fé e garra conseguiremos melhorar a situação dessa juventude”, diz.
Ocupando um lugar na bancada, Larissa Maia diz estar honrada em representar o governo, apoiando o evento que é tão importante para os jovens trabalhadores rurais e fala das conquistas e expectativas do Estado em relação à educação desses jovens. “Estamos este ano com 350 escolas de tempo integral, uma realidade conquistada pelo nosso governo. Quando colocamos a juventude em sala de aula, oferecemos novas oportunidades, mas é importante que tenhamos o apoio de Plenárias como esta, para que seja possível o avanço cada vez maior da educação no campo”, declara.
Sobre a geração de emprego e renda, a secretária ressalta ainda que os dados mostram que o Estado está no caminho certo, com políticas públicas corretas e eficientes. Prova disto é que o Emprego Formal, no Agronegócio, é o que mais cresce no Piauí. Finalizando o discurso aos participantes, Larissa cita uma frase do governador que se encaixa adequadamente à ocasião. “Precisamos conseguir o entusiasmo necessário para mudar a situação dos jovens camponeses e ter a crença de que a juventude não é o futuro, e sim o presente da nação”, complementa.
Junto à secretária do Trabalho, ocupavam a bancada, o coordenador Estadual da Juventude, Plínio Dumont, a deputada estadual Rejane Dias, o presidente da Fetag-PI, Evandro Luz, a secretária de Finanças da Fetag-PI, Elisângela Moura, a assessora da Juventude da Contag-PI, Érika Galindo, e a secretária de Jovens Trabalhadores Rurais da Fetag-PI, Mazé Morais.