Publicada em 29 de Abril de 2014 �s 09h30
O Laboratory of Intelligent Robotic, Automation and Systems (Labiras) irá apresentar, nesta terça-feira (29), no Programa Encontro, veiculado na Rede Globo, projeto de óculos de realidade virtual, Oculus Rift. O equipamento, todo desenvolvido no Piauí, simula situações envolvendo medos diversos através de cenários que permitem a imersão do usuário nesta realidade.
Para o estudante Alexandre Tolstenko, estudante de pós-graduação e pesquisador do Labiras, apresentar o Oculus Rift em rede nacional é uma grande oportunidade para o laboratório. “Nós vamos divulgar uma alternativa de tratamento de fobias com realidade virtual, no Programa Encontro vamos simular a fobia a alturas”, conta.
O Labiras trabalha nas áreas de computação, engenharia mecânica e eletrônica, com o objetivo de solucionar problemas reais, tais como deficiência física, dificuldades de ensino, dificuldades de locomoção, entretenimento, entre outros. O Oculus Rift foi desenvolvido por alunos do Instituto Federal do Piauí (IFPI), mas além destes o laboratório desenvolve os seguintes produtos: Luva Ultrassônica, Bengala Eletrônica, Estacionamento Inteligente, dentre outros.
Ainda de acordo com Alexandre Tolstenko, “o Labiras vem trabalhando soluções que melhorem a vida das pessoas, envolvendo dentre outras coisas um baixo custo. Assim, o laboratório desenvolve Luva Ultrassônica, Bengala Eletrônica e Estacionamento Inteligente", afirma.
Uespi
O Labiras, que teve início na Uespi, é um laboratório multidisciplinar composto por professores e alunos dos níveis de graduação, pós-graduação, ensino técnico e ensino médio. Entre eles estão estudantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). O Laboratório possui ainda parcerias com empresas do ramo de tecnologia do Estado do Piauí, instituições acadêmicas nacionais e internacionais, como por exemplo Red River College, no Canadá.