Por volta das 23h desta sexta-feira, dia 26, enquanto ocorria o debate com os candidatos a prefeito Firmino Filho (PSDB) e Elmano Ferrer (PTB), um veículo, modelo Kombi, foi apreendido com uma lista de nomes, com possível numeração de título de eleitor, e material de campanha do tucano.
Quem fez a apreensão foi uma vatura da Polícia Militar, em uma blitz de rotina. Policiais da RONE (Ronda Ostensivas) levaram a Kombi e quem estava conduzindo. O veículo foi levado para a Polícia Federal. Segundo a denúncia feita por assessores ligados a Elmano, a Kombi estava com 'santinhos' de Firmino e caracterizava boca de urna.
A assessoria jurídica de Firmino Filho, no entanto, nega a informação. Diz, segundo nota enviada à imprensa, que "não foi encontrada nenhuma importância em dinheiro, nem lista de eleitores ou mesmo material de campanha". Garante que a Kombi transportava militantes para participarem do debate entre os candidatos promovido pela TV Clube.
A abordagem aconteceu na Avenida Higino Cunha, próximo ao local do debate, no bairro Monte Castelo, zona sul de Teresina. Durante a abordagem, os policiais militares encontraram uma lista com nomes. A assessoria de Firmino diz que eram de fiscais das sessões eleitorais que atuaram na eleição realizada no primeiro turno, no último dia 7, e devem voltar a prestar serviço à campanha durante o segundo turno a ser realizado no próximo domingo, dia 28.
Como a Polícia Militar não tem competência para atuar em ocorrências eleitorais o veículo, o condutor e os passageiros foram encaminhados para a sede da Polícia Federal. Foram conduzidos também à PF, o motorista e o passageiro da Kombi da campanha de Firmino, de nomes Francisco Adriano de Sousa e João Paulo Rodrigues da Silva, que teriam confirmado a posse da lista com os nomes dos eleitores e a numeração de seus títulos. O advogado da coligação de Elmano, Valdílio Falcão, garantiu que está evidente a existência de um crime eleitoral, uma vez que a lista encontrada é de eleitores e que estão acompanhados dos números de seus títulos eleitorais. "Pretendemos tomar as medidas judiciais cabíveis e vamos acompanhar a apuração da Policia Federal bem de perto", afirmou Valdílio Falcão.
O delegado federal Alex Silva Chagas, designado para comandar a atuação da Polícia Federal durante as eleições no Piauí, recebeu a lista das mãos dos policiais militares e irá confrontá-la com o registro dos fiscais feito no primeiro turno pela coligação do candidato Firmino Filho. "A lista encontrada no veículo é a mesma que já está depositada na Justiça Eleitoral. A coligação cumpriu a legislação e enviou à Justiça Eleitoral a relação de fiscais que atuam na eleição. Agora basta o delegado checar e será confirmado que a lista se trata de fiscais da coligação”, explicou o advogado Charlles Max. O motorista e passageiros da Kombi foram liberados imediatamente após o registro da ocorrência na Polícia Federal.