Tomou posse nesta segunda-feira (15) o mais novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Kléber Eulálio, ex-prefeito da cidade de Picos, a 306 km da capital. A cerimônia aconteceu no plenário do TCE e reuniu conselheiros, políticos, familiares e amigos do gestor. Walmir Lima (PT), vice-prefeito do município de Picos, ficará à frente da prefeitura em substituição ao conselheiro.
Kléber Eulálio assume a pasta do Tribunal de Contas do Estado para fiscalizar a distribuição correta e sustentável dos recursos públicos do Piauí. Ele e mais três ex-deputados passam a compor a corte do TCE que possui sete integrantes.
O gestor foi escolhido, dentre 24 candidatos, ao cargo em votação que aconteceu na Assembleia Legislativa do Piauí, no dia 19 de maio com 18 votos favoráveis.
Um grupo formado por cerca de 40 entidades chegou a recorrer à Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí (OAB-PI) para tentar impugnar a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Elas questionavam o edital apresentado pela Assembleia Legislativa com as regras para a disputa.
O primeiro mandato de Kléber Eulálio foi como deputado estadual no ano de 1985 sendo reeleito por sete vezes. Nesse período, ele presidiu a Alepi por oito anos e acumula ainda a experiência de secretário de governo em quatro gestões. Kléber Eulálio deixou a prefeitura de Picos para assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).