Publicada em 02 de Julho de 2015 �s 11h34
A parceria entre o Executivo Estadual, por meio da Secretaria da Segurança, e o Poder Judiciário surte efeitos positivos no combate e repressão à criminalidade. Na manhã desta quinta-feira (2), o secretário Fábio Abreu fez a entrega, às polícias Civil e Militar, de veículos, radiocomunicadores e outros equipamentos apreendidos em operações.
O valor das apreensões chega a quase R$1 milhão. A orientação do secretário Fábio Abreu aos delegados é que busquem, junto à Justiça, a disponibilidade dos bens sempre que perceberem que esses podem ser úteis ao Estado.
“Temos ônibus, chácaras, residências e dinheiro comprovadamente utilizados para o tráfico que estamos solicitando à Justiça. Neste momento, estamos fazendo a entrega de veículos para a Delegacia de Entorpecentes. Para o Getap, além de veículos, também estão sendo entregues radiocomunicadores, tanques de combustível e bomba elétrica para abastecimento”, disse Fábio Abreu, que também agradeceu a sensibilidade do Poder Judiciário em reverter os bens para o uso do Governo do Estado.
Os radiocomunicadores entregues ao Grupamento Tático Aeropolicial da PMPI (Gtap) pertenciam à quadrilha especializada em tráfico de drogas que aguardavam uma aeronave em Assunção do Piauí, mas que acabou explodindo. Nesse caso, também foram apreendidos tanques de combustível e bomba elétrica para abastecimento.
“Dispomos de equipamentos aéreos, mas os novos radiocomunicadores ampliam nossa capacidade de comunicação com equipe de solo em operações, principalmente no interior. Esta é uma boa iniciativa entre Governo do Estado e o Judiciário. Esperamos que possa acontecer cada vez mais”, afirmou o coronel Gomes, comandante do Gtap.
A delegacia de Campo Maior foi beneficiada com duas pick-ups e quatro radiocomunicadores. A delegacia de Bom Jesus recebeu uma pick-up. A Delegacia de Entorpecentes foi contemplada com duas pick-ups, três motocicletas, três veículos pequenos e seis radiocomunicadores. Um caminhão pipa foi destinado à prefeitura de São Miguel do Tapuio e um drone ao Núcleo de Inteligência da Secretaria da Segurança.
“Essas ações também são didáticas. Mostramos aos criminosos que os bens deles podem ser revertidos para o Estado fazer o combate a eles mesmos. Mas, não só isso. Estamos requisitando um ônibus apreendido com drogas para ser usado em nosso projeto Pelotão Mirim e, assim, apoiar também a prevenção”, concluiu.