A justiça do Piauí indeferiu os registros de candidatura a prefeitura de Teresina dos candidatos Amadeu Campos (PTB) e do professor Francisco Soares (REDE). Segundo a decisão da juíza Zilneia Gomes foram encontrados irregularidades nos dois casos e de mais 29 candidatos a vereador da capital.
De acordo com Antônio Carneiro, chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral de Teresina, no caso da candidatura do jornalista Amadeu Campos (PTB), apresentou irregularidades com relação ao prazo de filiação.
“O candidato Amadeu não atendeu a legislação com relação ao tempo de filiação, porque a lei diz que são seis meses, mas faculta ao partido estipular um prazo maior, no caso o estatuto do partido dele afirma que é um ano, portanto a candidatura dele não pode ser deferida”, explicou.
Já no caso do professor Francisco Soares (REDE), as irregularidades foram na ausência de convenções partidárias. “O candidato Francisco Soares não foi escolhido em convenções e não é possível que seja realizada a legítima candidatura sem que a coligação e os convencionais decidam por isso”, comentou.
Todos os candidatos que tiveram as candidaturas indeferidas neste sábado (3) poderão recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral.