A Assembleia Legislativa realiza hoje (30) Sessão solene para entrega do título de cidadão piauiense ao juiz Luiz de Moura Correia, natural do Rio de Janeiro, formado na Universidade Federal do Piauí e com Prós – Graduação em Direito Processual Civil, pela Faculdade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro. O autor do projeto é o deputado Zé Santana (MDB). Luiz de Moura é coordenador da central de inquéritos de Teresina.
O homenageado foi diretor regional de Saúde de Teresina e do município de Barras. Depois foi aprovado no concurso de juiz, exerceu o cargo inicialmente na Comarca de Caracol em 1996. Mais tarde foi transferido para Nazaré do Piauí, Oeiras, Batalha, Piripiri, Piracuruca, Pedro II, Parnaíba, Luís Correia e Francinópolis.
Luiz de Moura recebeu título de cidadania nos municípios de Nazaré do Piauí, São José do Peixe, São Miguel do Fidalgo e Batalha.
Também recebeu o diploma judiciário “Desembargador Helvídio Clementino de Aguiar”, a Comenda Mérito Judiciário “Conselheiro Coelho Rodrigues”, a Ordem Estadual Mérito Renascença do Piauí, no grau Oficial, Mérito Policial da Policia Militar.
Em 2014 prolatou a primeira decisão judicial que suspendeu o funcionamento do aplicativo WhastsApp no Brasil, com o objetivo de obrigá-lo a respeitar as leis brasileiras e colaborar na elucidação de crimes. O caso teve repercussão internacional. Foi o juiz Luiz de Moura Correia que decretou, em agosto de 2017, a primeira prisão no Brasil de acusado da prática do crime de estupro em ambiente virtual (estupro virtual).
Emerson Brandão - Edição: Katya D'Angelles