Publicada em 24 de Setembro de 2015 �s 16h08
A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) abrirá um posto de serviço no município de Oeiras, em parceria com a prefeitura municipal. Em reunião nesta quinta-feira (24), a vice-presidente Simone Senise apresentou a proposta ao prefeito Lukano Sá, para viabilizar a instalação dos serviços do órgão de registro.
Na oportunidade, a vice-presidente expôs os benefícios da instalação do posto para o município, como o aumento da formalização de negócios e empresas, maior controle dos órgãos de fiscalização e o incremento das receitas municipais.
“A descentralização dos serviços da Junta Comercial é uma determinação do governador Wellington Dias para facilitar a abertura de empresas de forma célere e a baixos custos para o empresariado, levando desenvolvimento aos municípios piauienses. A formalização dos negócios é boa para o empreendedor e para o Piauí”, explica Simone Senise.
O prefeito Lukano Sá afirmou que, nos últimos anos, tem estimulado as micro e pequenas empresas a se formalizar e que a parceria com a Jucepi vem fortalecer esse trabalho. “Acredito que o desenvolvimento e o crescimento passam pela iniciativa privada, por isso precisamos aproveitar as potencialidades de todos os segmentos”, afirmou.
Para a delegada do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI), Fátima Moreira, a abertura do posto beneficiará o município de Oeiras e toda a região. “A parceira é excelente para melhorar os serviços da Jucepi”, disse.
O posto, inicialmente, utilizará a infraestrutura da prefeitura até a inauguração do Espaço Cidadania do Governo do Estado. Além de sala e mobiliário de escritório, a prefeitura disponibilizará dois servidores que serão treinados pela Jucepi.
O objetivo é que os processos de abertura, alteração e baixa de empresas sejam pré-analisados, de acordo com check list de documentos, antes de serem encaminhados por malote para a sede do órgão de registro, em Teresina, onde serão autenticados. Com isso, evita-se o envio de documentação incompleta ou em desconformidade com a legislação, economizando tempo e reduzindo custos dos empresários. Além disso, os servidores serão habilitados para autenticação de livros contábeis.
Participaram do encontro a diretora de registro da Jucepi, Gelzuíta Melo, a secretária da Indústria e Comércio de Oeiras, Carla Martins, além do presidente do CRC-PI, Elias Cadah.