Publicada em 12 de Junho de 2015 �s 14h44
A presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), Alzenir Porto, apresentou, nesta sexta-feira (12), ao secretário de Meio Ambiente, Ziza Carvalho, o projeto da Redesim (Rede Nacional para Simplificação de Registro e da Legalização de Empresas e Negócios). A Redesim é um sistema integrado que permite a abertura de empresas e a formalização de negócios, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.
Segundo Alzenir Porto, a Redesim já é uma realidade no Piauí desde a implantação do software do projeto Integrar para o preenchimento eletrônico de solicitações, como a abertura de empresas. “Implantamos o sistema módulo Integrador Estadual com o qual o empreendedor inicia o processo de abertura de empresas pela internet. O próximo passo é integrar os demais órgãos responsáveis pelo licenciamento e autorização de funcionamento, como a Semar, para que o empresário tenha num único sistema a porta de entrada para a formalização de seu negócio”, explica a presidente.
De acordo com o secretário Ziza Carvalho, a Semar recebe, em média, 15 mil processos anuais para licenciamento no Piauí. “Acreditamos que a Redesim deve melhorar e agilizar a o processo de licenciamento ambiental, necessário para a abertura de empresas”, afirmou.
O comitê gestor da Redesim será instalado nos próximos meses para integrar os órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos no processo de abertura, funcionamento e baixa de empresas.