Publicada em 20 de Janeiro de 2015 �s 12h15
A Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, localizada na zona Leste de Teresina, vem se destacando pelo trabalho desenvolvido, através do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro (ProEMI/JF). Implantado na escola em 2014, os resultados mostram que os alunos atendidos pelo programa tiveram um avanço significativo comparado ao dos estudantes das escolas ainda não beneficiadas.
De acordo com a diretora da unidade, Mirlane Ramos, o progresso dos alunos foi observado tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática, disciplinas alvo do ProEMI/JF. "Os resultados são imediatos; com pouco tempo já percebemos o interesse dos alunos nas atividades escolares, a frequência melhorou significativamente e eles estão mais participativos", afirma.
De acordo com avaliação feita em relação à iniciativa, os estudantes atendidos pelo projeto levariam, no mínimo, mais três anos de estudo para atingir a proficiência alcançada se não fossem beneficiados pela ação. Ramos acrescenta, ainda, que o programa tem promovido a reformulação curricular na unidade fortalecendo a gestão escolar, com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes.
"É uma proposta incrível que sugere a reformulação curricular do Ensino Médio, focada em um currículo dinâmico, flexível e compatível com as exigências da sociedade, contemplando uma ampliação do tempo dos estudantes na escola e uma diversidade de práticas pedagógicas que atendam às expectativas e às necessidades dos jovens", comenta a diretora Mirlane Ramos.
A gestora falou ainda das contribuições que o ProEMI/JF vem proporcionando para os avanços nas atividades escolares e como o replanejamento ajudará a superar os desafios colocados para 2015.
“Acredito que a maior conquista foi a intenção de todos os membros da Comunidade Escolar para o desenvolvimento e execução de vários projetos. Entendemos, a partir do compromisso que assumimos, bem como das formações que participamos, que precisaríamos unir forças para que as ações traçadas fossem executadas. Obtivemos ótimos resultados", afirma.
Entenda o Projeto
O Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro (ProEMI/JF) é uma parceria público-privada entre o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e o Instituto Unibanco, que oferece às escolas participantes apoio técnico e financeiro para, em um período de 3 anos (duração do Ensino Médio), melhorar substancialmente seu desempenho.
As escolas recebem capacitação e assessoria técnica para planejar, executar, acompanhar e avaliar uma proposta de melhoria de seus resultados e para financiar as ações estratégicas previstas neste plano.
Os excelentes resultados que vêm sendo obtidos pelo programa comprovam sua premissa inicial de que se uma escola pública for desafiada a melhorar seus resultados e tiver as condições técnicas e financeiras para definir suas próprias estratégias de superação, ela responde positivamente a esse desafio.
De acordo com Kênia Cardoso, supervisora do ProEMI/JF, “com integração de esforços, instrumentos técnicos e financeiros e autonomia com responsabilidade, qualquer escola pública é capaz de dar uma grande virada e superar seus principais pontos críticos.”