Publicada em 12 de Agosto de 2015 �s 18h29
Os Jogos Escolares Piauienses (JEPs), promovidos pelo Governo do Estado do Piauí, através da Fundação de Esportes do Piauí, tiveram início nessa quarta- feira (12), com a solenidade de abertura, no Iate Clube de Teresina. As competições entre escolas estaduais, municipais e privadas acontecem até o domingo (16), nas categorias infantil (12-14 anos) e infanto (15 a 17 anos) individuais e coletivos.
A etapa piauiense é uma das fases seletivas para os Jogos Escolares da Juventude de 2015, no qual os vencedores irão representar o Estado. No JEPs são disputadas as modalidades atletismo, badminton, ciclismo, judô, natação, tênis de mesa, xadez, vôlei de praia, capoeira, jiu-jutsu, baquete, futsal, handenbol e vôlei.
A abertura contou com a presença do mesatenista Hugo Hoyama, de 46 anos, atleta olímpico que, nos seus 26 anos na seleção brasileira, participou de seis olimpíadas, sete pan-americanos. O atleta conquistou 15 medalhas em Jogos Pan-Americanos sendo dez de ouro, uma de prata e quatro de bronze.
Na oportunidade, ele disse que hoje a sua missão é motivar para que outros atletas se espelhem nas suas conquistas. “Eventos como esses são importantes por promover o futuro do esporte no Piauí e no Brasil. Para começar a jogar, não tem uma faixa etária; eu comecei aos sete anos. Sempre falo que não tem idade nem pra começar, nem para parar. Todas essas minhas vitórias são por ter batalhando e me dedicado. E é isso que quero passar para esses jovens, se eles também focarem no seu objetivo, as chances de representarem o seu Estado e chegarem à seleção são muito grandes”, assegura.
O governador Wellington Dias foi representado na cerimônia pela secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, que enfatizou que aliar a cultura e o esporte à educação é uma forma de combater a evasão escolar. "O Governo do Piauí tem dado todo o apoio ao esporte e acreditamos nessa integração e também em medalhas da próxima etapa que são os jogos nacionais", disse.
O presidente da Fundespi, Vicente Sobrinho, comemorou a realização do evento. “Nossa meta é que todas as escolas do Piauí possam participar dos Jogos. Essa etapa precede o nacional que será realiado em Fortaleza e no Paraná. É um compromisso nosso a realização de eventos como esse”, disse. Ele acrescenta que o JEPs é uma vitrine e, de acordo com o resultado dos jogos, os esportistas podem pleitear o Bolsa Atleta em 2016. “Esse recurso que é uma forma de ajudar esses atletas a continuarem e lograrem êxito em mais competições. A realização do JEPs deixa um legado na historia do esporte do Piauí", orgulha-se.
A atleta de Badmiton, Ana Karine disse que está confiante e espera ser campeã para representar o Piauí nos Jogos Escolares da Juventude. "Aprendi o esporte na escola e me apaixonei. Quero poder ganhar muitas medalhas e chegar o mais longe possível", declarou.
Proerd A Policia Militar do Piauí também esteve presente no evento com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). De acordo com coordenadora do Proerd, major Elizete Lima, o esporte é um grande aliado no combate aos entorpecentes. “Nosso pilar é o da prevenção; de atuar antes que a criança opte por ingressar no mundo da violência e das drogas. Por isso, temos no esporte um aliado porque ele é a alternativa mais viável, econômica e divertida para prevenir e para não punir. Uma criança que participa de projetos como esse dificilmente será presa ou punida porque não vai ingressar no mundo das drogas”, destaca.