Publicada em 07 de Maio de 2014 �s 16h00
O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), mobiliza suas unidades de ensino para incentivar os estudantes a participarem dos Jogos Escolares Piauienses (JEPs) 2014. As competições têm como objetivo ajudar na socialização e inclusão dos alunos através do desporto escolar, além da prática da cidadania, crescimento e desenvolvimento de discentes e professores da rede pública estadual
O esporte aliado ao processo de ensino e aprendizagem tem o intuito de melhorar a qualidade dos trabalhos no dia a dia escolar. De acordo com Manoel Batista, coordenador Estadual do Desporto Escolar, a Secretaria dará o suporte necessário para a realização dos JEPs.
"A Seduc é quem realiza os Jogos, em parceria com a Fundação de Esporte do Piauí (Fundespi), e o secretário Alano Dourado já nos autorizou a mobilizar as escolas para que sejam montadas as equipes que irão participar da competição", destaca o coordenador. As categorias são dividas em Infantil e Infanto, contemplando estudantes com idade entre 12 a 17 anos. No Piauí, os alunos contam com a nova infraestrutura física das escolas públicas, a exemplo das quadras poliesportivas nas escolas da rede pública. Futsal, vôlei, handebol, basquete, atletismo, natação e xadrez estão entre as modalidades que serão disputadas.
"Nós queremos incentivar os novos talentos e promover a integração no ambiente escolar. Os jogos motivam os nossos alunos e criam uma aliança entre esporte e educação", explica o secretário da Educação, Alano Dourado.
A Seduc é responsável por financiar a coordenação, arbitragem, deslocamento e hospedagem para as escolas estaduais. No caso de escolas classificadas sejam federal ou municipal, o transporte, hospedagem e alimentação será por conta do município e a arbitragem, coordenação e premiação por conta da Secretaria.
Jep’s é divido em três etapas
A primeira etapa (escolar) envolve todas as escolas piauienses. Além das federais, estaduais e particulares, a novidade é que, este ano, as municipais também poderão participar dos jogos. Na segunda fase da competição (Pré-Regional), as seletivas acontecerão, no período de 29 a 31 de maio, nas 21 Gerências Regionais de Educação (GREs), em seu município sede, com escolas públicas e particulares, para que seja selecionada a delegação que disputará a etapa Regional.
As seletivas regionais serão realizadas no mês de junho, em quatro polos, sediados nos municípios de Teresina, Parnaíba, Picos e São João do Piauí. A etapa Estadual, final dos Jogos Escolares Piauienses, acontecerá em Teresina, com a participação das escolas campeãs de cada modalidade, masculino e feminino de cada polo regional em dois momentos: Infantil em agosto e Infanto em outubro.
Após a Etapa Estadual, as equipes vencedoras disputarão os Jogos Escolares da Juventude, realizado através de uma parceria entre o Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro e os Governos Estaduais, que acontecem em setembro, na cidade Londrina-PR para a categoria Infantil e em novembro a categoria Infanto participará da competição em João Pessoa-PB.
e confira o Regulamento e Cronograma dos Jogos.