Publicada em 07 de Novembro de 2014 �s 08h50
A solenidade de abertura dos Jogos Escolares da Juventude, etapa de 15 a 17 anos aconteceu na noite dessa quinta-feira (6), no ginásio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, capital do estado.
O grupo EITA apresentou um espetáculo de dança regional e encantou os presentes. Logo em seguida, o Hino Nacional Brasileiro foi apresentado pelo Coral de Vozes da Infância, ao lado da Banda Municipal 05 de Agosto.
Participaram da cerimônia o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, o secretário municipal de Esportes de João Pessoa, Edmilson Ferreira Alves, a representante do Ministério do Esporte, Andréa Alfama, o gerente geral de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner, além dos embaixadores de cada modalidade.
O grande momento da noite foi o acendimento da Pira Olímpica, ritual tradicional dos Jogos. A tocha passou pelas mãos de Vanderlei Cordeiro de Lima (Atletismo), Murilo Fischer (Ciclismo), Angélica Kvieczynski (Ginástica Rítmica), Antoine Jaoude (Luta Olímpica) e Lígia Silva (Tênis de Mesa), até chegar às mãos da medalhista de ouro olímpica e piauiense Sarah Menezes (Judô), que acendeu a pira.
Entre os dias 7 e 15 de novembro, serão disputadas competições de atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia.
"Eu só posso agradecer a todos vocês pela participação. Em nome do Comitê Olímpico do Brasil, desejo muita sorte aos competidores e deixo clara a nossa satisfação em tê-los aqui conosco", disse Edgar Hubner, diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude.
Os Jogos Escolares da Juventude reúnem atletas dos 26 estados da federação, mais o Distrito Federal. Em 2014, recebe o número recorde de 4.700 pessoas. Ao todo, 168 piauienses participam desta edição. No próximo dia 9, desembarcam em João Pessoa as equipes das modalidades coletivas de handebol, basquetebol, voleibol e futsal.
A maior competição estudantil do país é organizada e realizada pelo Comitê Olímpico do Brasil, correalizada pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo do Estado da Paraíba, da Prefeitura de João Pessoa e patrocínio máster da Coca-Cola.