Depois de eliminar quatro moradores do "quarto selva", foi a vez do mineiro João Carvalho deixar o "BBB12".
O representante comercial recebeu 86% dos votos no paredão em que enfrentou o veterinário Fael.
João Carvalho foi indicado pela líder Fabiana, que afirmou que o representante tinha sido o último a se aproximar da "praia".
A grande função do mineiro, desde o início do programa, foi a de ser o cozinheiro da casa, o que lhe garantiu a amizade de boa parte dos moradores já no início do programa.
Primeiro líder, o mineiro conseguiu eliminar a conterrânea Analice, que indicou para o paredão.
Com o avanço da divisão entre "selva" e "praia", João Carvalho tentou se manter distante da disputa, mas começou a criar suas primeiras desavenças.
A principal delas foi com João Maurício, a quem chamou de "mauricinho" e "machista".
Além disso, apesar de ficar de fora da "guerra", ele afirmou diversas vezes que gostaria de "ver o circo pegar fogo".
Os primeiros a desconfiar da neutralidade foram os moradores da "praia", incitados por João Maurício e Jonas.
Sem lado
Vendo que estava perto de tornar-se alvo, João Carvalho declarou sua maior afinidade com a "selva".
A tática deu certo e ele se livrou do quinto paredão apesar de receber quatro votos.
Mas ele não escapou de ouvir as críticas de Jonas, que o acusou de "botar lenha na fogueira" na discussão entre o gaúcho e Laisa e que acabou o colocando no paredão.
Com a liderança de Yuri na semana seguinte, ele pediu ajuda, com medo ser indicado pela "praia".
Mas a mudança de poder também mudou a opinião de João Carvalho, que disse para Laisa que não queria participar da combinação de votos.
A gaúcha não gostou do que ouviu e contou para os colegas de selva.
Rafa então discutiu com o mineiro: "adoro você da porta pra fora. Da porta pra dentro, você foi um moleque, um moleque".
A briga fez com que a "selva" se organizasse para colocá-lo no paredão. Dos seis votos que recebeu, cinco foram dos moradores do "quarto selva".
O mineiro acabou resistindo na primeira tentativa, eliminando a gaúcha Laisa.
*"Praiano"
A vitória acabou aproximando o mineiro em definitivo do "quarto praia", com João Carvalho organizando a votação que colocou pela primeira vez dois moradores da "selva" no paredão.
Na semana seguinte, porém, com Yuri na liderança, ele voltou a ser alvo da "selva", sendo acusado novamente de ser dedo-duro e "cagueta".
Ele encarou a conterrânea Renata, que foi eliminada com 66% dos votos.
E depois do único paredão de dois "selvagens", com carioca Rafa sendo eliminado, João Carvalho voltou à berlinda para terminar o massacre.
Yuri e Monique, mesmo com pouca margem de votos, não conseguiram bater o representante comercial, decretando o fim definitivo do grupo rival.
Mas a mesma sorte não se repetiu quando João enfrentou um "praiano" e na quinta ida ao paredão, ele não foi páreo para enfrentar o veterinário Fael.